Material de apoio: Dificuldades de aprendizagem Tindolelê

O que é dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem está relacionada a problemas que não tem origem no método de aprendizagem ou no processo de aprendizagem, ou seja, a mudança na abordagem educacional do professor pode não solucionar. Então, há necessidade de uma investigação mais aprofundada, poderá indicar as causas da dificuldade em questão.

O que causa dificuldades de aprendizagem?

As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, não podemos falar apenas em causas biológicas. Alguns alunos podem apresentar sintomas relacionados a déficits de atenção, ansiedade ou agitação, advindos de conflitos pessoais ou familiares — e não por razões de ordem fisiológica.

Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?

O professor é fundamental nesta identificação, afinal, ele tem contato diário e próximo com o aluno, além de ter fácil acesso aos grupos que o cercam —família, amigos e outros professores. A rotina da escola – realização de tarefas em grupo, simulados e outras atividades – também é muito propícia para identificar queixas dos alunos que podem apontar (ou não) para casos de dificuldade de aprendizagem.
Sob qualquer suspeita, é preciso que o aluno passe uma avaliação especializada com profissionais da área de saúde. Esta é uma medida indispensável, pois a realização de avaliações superficiais tem causado um aumento no número de crianças e adolescentes que são desnecessariamente submetidos a tratamentos medicamentosos (medicalização escolar).
A avaliação pode ser conduzida por uma equipe multidisciplinar, para garantir uma visão mais holística do aluno. Essa equipe deve incluir médicos, especialmente neurologistas, além de psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e até mesmo fonoaudiólogos. Cada um dos profissionais terá uma perspectiva a agregar na avaliação, evitando a miopia de atribuir o problema a uma causa única.

Qual o papel da escola diante da dificuldade de aprendizagem dos alunos?

Os alunos com dificuldade de aprendizagem não são incapazes de aprender. É preciso quebrar certos rótulos e paradigmas de que um aluno com dificuldade de aprendizagem é “incapaz”, “fraco”.
O professor deve também promover a integração do aluno com o restante da comunidade escolar. Se há exclusão desse aluno, o isolamento pode ser um fator de queda no desempenho deste, gerando desmotivação e frustração com a vida escolar.
Para finalizar, é papel da escola, por meio da figura do professor, adaptar a metodologia de ensino para ajudar o aluno. Não apenas adotar práticas ou instrumentos para contornar as dificuldades de aprendizagem. É necessário buscar dinamismo e inovação na sala de aula, integrando atividades lúdicas e ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino. O objetivo é estimular o aluno, a desafiá-lo a superar suas limitações por ele impostas.

Posts Criados 40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo