Dia mundial da água: discutindo o Meio Ambiente através da escrita.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Fazer interpretações de textos com caráter científico.
  • Organizar palavras alfabeticamente .
  • Identificar ações positivas sobre o uso da água e o meio ambiente.
Duração das atividades: 3 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Leitura do texto sobre o Dia Mundial da água.

Professor (a) seguem atividades que você pode trabalhar com sua turma referentes ao dia mundial da água, o texto sofreu adaptações para poder ser lido  e entendido por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Leia para sua turma e juntos façam a interpretação por parágrafos. É importante que seja feita uma cópia para cada criança.

22 de Março: Dia Mundial da água

Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas – criou o dia mundial da água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a água.

Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.” A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

– Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;

– Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;

– Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;

– Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;

– Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;

– Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;

– Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

Junto com as crianças faça oralmente a interpretação do texto. Busque no dicionário, junto com o grupo, o significado das palavras negritadas e/ou outras que as crianças demonstrarem dúvida sobre o significado.  Ajude-as a entender expressões como: ONU, Patrimônio Mundial, Gerações futuras etc.

  Atividade 2 – Organização de palavras em ordem alfabética.   

 A proposta é de organização alfabética de palavras, explique que desta forma ficará mais fácil a consulta ao dicionário.

Cada criança fará a organização em sua folha e depois você fará a correção no quadro explicando o sistema de organização alfabético, o que sempre é bom relembrar!

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Coloque as palavras  do quadro abaixo em ordem alfabética:

PRIMÓRDIOS POLUÍDA DESPERDIÇADA
AGRICULTURA ACERCA DESENVOLVIMETNO
NAÇÕES SOCIEDADE SENADO
OPORTUNIDADES SOLUÇÕES CAUTELOSAS
COTIDIANO ESSENCIAL PATRIMÔNIO
POTÁVEL ESCASSOS PRESERVAÇÃO

 

Atividade 3 – Ampliando a capacidade de escrita  a  partir da interpretação do texto.

Atividade de Português

Responda sozinho as questões abaixo:

1.  Qual a atitude que sua família pode adotar a partir de hoje para diminuir o consumo de água? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.   Lembra-se que discutimos o texto em sala hoje?  Vamos resgatar algumas expressões que a professora explicou. Escreva o que você entendeu sobre:

Organização das Nações Unidas: ___________________________________________________

Gerações futuras: _______________________________________________________________

Patrimônio Mundial: ______________________________________________________________

3.     O texto abaixo está com as frases fora de ordem. Reescreva em seu caderno organizando as frases para que faça sentido.

 Dia mundial da água.
Dia 22 de março é o Dia Mundial da água.
Fechando o chuveiro durante o banho, escovando os dentes com a torneira fechada, utilizando a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada, molhando as plantas no início da manhã ou final da tarde, consertando vazamentos, nunca jogar óleo no ralo da pia e não tomando banhos demorados.
Todos nós podemos contribuir para a economia de água, com pequenas ações no nosso dia a dia.
Se todos não mudarmos nossos hábitos de consumo, um dia a água em nosso planeta pode acabar.

 

 Atividade 4 – Dialogando com outro texto através da  interpretação da música:

 Água! Vamos Economizar!   Nesta atividade, você pode optar por mostrar o clipe através da internet que é bastante educativo e bonito ou mesmo ensinar a música aos seus alunos. Depois vocês podem, em roda, fazer uma discussão do texto comparando-o a música da Turma da Mônica, para finalizar, as crianças podem fazer um registro das coisas comuns de ambos registrando o que eles reconhecem como sendo fundamental para conservação da água.

 

Vídeo da música:

Atividade 5 – Pensando novas soluções para o Meio Ambiente.

  • Peça às crianças que escrevam em um pedaço de papel outras mudanças no hábito diário delas que possa melhorar o meio ambiente.
  • Depois cada criança deverá ler a sua frase. Permita que toda a turma faça comentários.
  • Ajude as crianças a fazer o registro escrito das sugestões em formato de frases no caderno.
  • Se desejar, pode ser construído um cartaz para ser fixado na escola com estas sugestões.
Avaliação

Durante a leitura e interpretação coletiva do texto, como os alunos relacionaram as informações novas, quais as sugestões e hipóteses que criaram sobre o texto?

Durante a atividade de organização alfabética das palavras, observe se:

  •  As crianças conseguiram fazer distinções de duas palavras começadas com a mesma letra?
  •  Conseguiram com êxito organizar alfabeticamente as palavras? Fizeram as correções quando explicado e corrigido no quadro?

Quanto a atividade de produção escrita:

  • Como foi a articulada as resposta das perguntas na atividade 3?
  •  As crianças compreenderam as correções?
  • Lembraram-se dos termos apresentados por você?
  •  Fizeram inferências no segundo texto?
  • As crianças organizaram de forma lógica o segundo texto?

Quanto a conscientização ambiental:

  • As crianças apontam o uso inadequado da água como um problema?
  • Foram levantadas outras atitudes que podem melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente?

Inspiração: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18806

 

Posts Criados 582

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo