Plano de Aula: “Qual é a cor do amor?” para Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais (Alfabetização)

Tema: Livro “Qual é a cor do amor?”
Eixos: Artes visuais; música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Objetivos:

Ter contato com diferentes histórias;
Oferecer momentos prazerosos de construção de vínculos afetivos por meio da história “Qual é a Cor do Amor”?
Desenvolver a afetividades, criatividade, imaginação e a expressão oral das crianças;
Reconhecer/identificar as cores  presentes no livro e outras que forem mencionadas pelos alunos;
Pesquisar informações e curiosidades sobre os elefantes.

1º Momento: Qual é a cor do amor?

     Realizar junto aos alunos e familiares uma pesquisa sobre:

      Qual é a cor do amor?

 – Os  alunos deverão confeccionar um coração na cor que ele achar que é a cor do amor.

– Os corações deverão ser colados o painel da classe.

– Cada aluno deverá justificar a sua escolha. Por que acha que essa é a cor do amor?

Música:  A Cor do amor.

2º Momento:   Ler a história

Texto adaptado do Livro no post: https://oespacoeducar.com.br/2019/03/07/texto-adaptado-do-livro-a-cor-do-amor-de-linda-strachan/

Qual é a cor do amor?

 – Após ler a história conversar sobre o amor  e as cores que apareceram na história.

– Afinal o amor só tem uma cor?

  Conhecendo a autora!!!

SOBRE A AUTORA – LINDA STRACHAN

A autora das crianças, Linda Strachan, nasceu em Edimburgo, mas foi ensinada em internados em Aberdeen e Perthshire. Ex técnica de laboratório hospitalar, modelo e gerente de restaurante, escreveu mais de 50 livros para crianças. Seu primeiro livro, Zoola, foi publicado em 1996 e é bem conhecido por sua série de livros Hamish McHaggis. Seu primeiro romance para adolescentes, Spider, foi selecionado para o prêmio do Livro VERDE do Conselho de Falkirk em 2009.

Strachan também escreveu Writing for Children. Ela mora

em East Lothian, e regularmente conduz oficinas criativas

de escrita com crianças e adultos em toda a Escócia.

SOBRE A TRADUTORA

Gilda de Aquino é a mestra com as palavras por trás de vários livros infantis que lemos para nossos alunos e filhos.
Talvez você não esteja familiarizado com o nome de Gilda de Aquino. Mas se você costuma ler autores estrangeiros como Audrey Wood (Casa SonolentaRei Bigodeira e Sua Banheira), Stephen Michael King (O Homem que Amava CaixasA Árvore MagníficaUma meia azul) ou a Julia Donaldson (GrúfaloCarona na Vassoura e Macaco Danado) você também está levando para casa as palavras da tradutora Gilda de Aquino.

3º  Momento: Refletindo sobre o amor da família…amigos..

– Quem é a pessoa que você mais ama neste mundo?

– Qual é o tamanho desse amor?

    Analisar a obra de Arte de  Romero Britto

O Brasileiro Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop, tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego, colecionadores e admiradores a chamam de “arte da cura”.
Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.

Atividades!!!

 – Conversar e analisar a pintura, as cores e em seguida fazer uma releitura/pintura da arte.

– Expor as artes no final.

 

4º Momento:  Explorando as cores!

Quais foram as sequências de cores na história do livro?

Tem cores na história que são diferentes das cores presentes nos corações do mural?

Trabalhar as cores e misturas de cores. Criar artes multicores e expor no pátio.

Resultado de imagem para misturas de cores

 

5º Momento: Exteriorizando sentimentos!

 Como podemos demonstrar o amor e afetividade aos amigos?

Vamos brincar de amigo secreto?

Crie um cartão com uma frase, para o amigo sorteado.

Com a turma em círculo, entregar o cartão ao amigo secreto.Um aluno de cada vez, falando as qualidades / características para a turma tentar adivinhar o amigo secreto.

 

6º Momento:

 Realizar a dramatização da história .

Qual é a cor do amor?

Socializar com uma confraternização/lanche comunitário.

Alimentos traz cores, texturas, sabores e amor!

Avaliação: Registro das atividades realizadas:  pinturas, desenhos observar se as crianças aprenderam as cores e se compreenderam que o amor está em todas as cores.

Posts Criados 628

2 thoughts on “Plano de Aula: “Qual é a cor do amor?” para Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais (Alfabetização)

  1. Boa tarde! Adorei plano de aula, parabéns! Achei todas as atividades muito criativas e excelentes para estimular a aprendizagem e criatividade. Só penso ser complicado se referir a cor formada pela mistura de branco e laranja como sendo cor de pele. Afinal, vivemos em um país de muitas cores de pele. Todos os tons de marrom, o preto, o branco, o amarelo, o rosa pedem ser considerados como cores de pele. Abraços

    1. Boa noite, Sabrina!
      Muito pertinente! O próximo material será como sugeriu.
      Agradecemos o apoio e a compreensão! Continue nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo