Como trabalhar as vogais na Alfabetização? Dicas e atividades!

Quando se trata de atividades com vogais para alfabetização, é preciso lembrar que é preciso cuidar no momento das escolhas, mesmo porque essas atividades iniciais são do tipo completar as palavras com a letra que está faltando, trabalhar com pintura, recorte e colagem, entre outras atividades que permitam que a criança sinta-se em casa dentro da sala de aula, enquanto aprende a se familiarizar com os colegas e com o professor.
Essas atividades tanto podem ser relacionadas a apenas uma vogal de cada vez, ou então a todas as vogais ao mesmo tempo, porém já podemos adiantar que por ser um trabalho que exige cuidados para não complicar a cabecinha da criança que recém está começando a trabalhar com o alfabeto, melhor será trabalhar com essas vogais e é claro com algumas consoantes no caso de formar palavras.
Em nossos dias, diferente do que acontecia no passado, encontramos essas atividades prontas nos sites especializados na internet. São modelos bem diversos, cada um causando boas impressões aos pequenos alunos que ficam cheios de expectativas para aprender.

Entre as atividades encontradas na internet podemos citar:

Treinando as vogais – para essa atividade o professor vai providenciar uma folha com as letras vogais que deverão ser copiadas pelos alunos. O treino consiste em copiar as letras no estilo caixa alta, e no estilo cursivo.

Imagem 1 – Como podemos ver nesta atividade logo abaixo, onde o aluno deverá pintar a figura cujo o nome comece com a vogal E, depois copiar as vogais com atenção e muito capricho.

1-atividades-de-portugues-1-ano-com-vogais

Imagem 2 – Aqui o aluno deverá completar os nomes das figuras usando somente as vogais.

atividade-de-portugues-1-ano-com-vogais

Imagem 3 – Nesta atividade o aluno deverá pintar as vogais e as consoantes de acordo com a legenda, depois escrever as mesmas nos quadrinhos abaixo.

atividade-de-portugues-1-ano-com-vogais

Imagem 4 – Aqui uma atividade onde o aluno poderá treinar e aprender como escrever as vogais.

atividades-com-vaigais-para-1-ano

Imagem 5 – Aqui a mesma forma da atividade acima, onde o aluno apenas terá que escrever as vogais.

imagem-5

Além desse trabalho, ainda poderão aparece alguns desenhos para atrair a atenção da criança que poderá colori-lo depois da tarefa pronta.

Qual é a letra que falta – nessa atividade o professor vai providenciar uma folha com alguns desenhos. Em baixo desses desenhos vamos encontrar o nome respectivo, porém com falta de letras vogais, e essa é a tarefa dos alunos, completarem os nomes usando as vogais que estão faltando.

Depois de completados os nomes desses desenhos, eles poderão ser coloridos do jeito que cada aluno achar melhor ou conforme o pedido do professor.

Completando as palavras com vogais – nessa atividade o professor precisará providenciar uma folha contendo desenhos de brinquedos, móveis, frutas, entre outros que serão agrupados em uma mesma coluna. Numa segunda coluna aparecerão os nomes desses desenhos, porém com a falta das vogais.

Os alunos deverão então completar os nomes com as vogais que faltam e depois disso, copiar todos os nomes novamente na terceira coluna.

Marque com um X as palavras cuja letra inicial do nome começa com a letra A – para essa atividade o professor vai providenciar um diagrama contendo os desenhos com seus nomes correspondentes. A tarefa para os alunos será de marcar com um X embaixo do nome que começa com a letra A.

Imagem 6 – Qual é a letra? Aqui o aluno deverá completar os nomes das figuras com as letras que estão faltando, podendo após terminar a atividade colorir os desenhos.

imagem-6

Imagem 7 – Nesta o aluno deverá treinar as iniciais dos nomes das figuras abaixo, podendo também colorir de acordo com seu gosto.

imagem-7

Imagem 8 – Aqui uma serie de exercícios usando apenas as vogais, perfeito para ajudar no aprendizado dos seus alunos.

imagem-8

Imagem 9 – Aqui uma atividade que exigirá muita atenção dos seus aluninhos, onde eles deverão saber com que letra iniciam as palavrinhas e depois com que letra terminam as palavrinhas, e ainda podem deixar o desenhos bem coloridos, pintando conforme sua vontade.

imagem-9

Imagem 10 – E aqui uma atividade usando somente as vogais, para completar o nome da figuras abaixo.

imagem-10

Depois disso, os alunos poderão colorir cada um desses desenhos para deixá-los mais atraentes.

Pintar e depois copiar as letras vogais – o professor deverá providenciar uma folha contendo alguns pequenos diagramas contendo um grupo de letras vogais e consoantes. Os alunos então vão primeiramente pintar as letras vogais com uma cor e as letras consoantes com outra cor, isso, de acordo com o que o professor pedir.

Depois de destacadas as letras vogais das consoantes, é hora de escrever em separado todas as letras, primeiro as vogais que são apenas 5 e depois as letras consoantes.

Ligando o desenho ao seu nome – nessa atividade o professor vai providenciar uma folha contendo alguns desenhos cuja letra inicial começa com uma vogal que estarão colocados em uma primeira coluna. Na segunda coluna aparecerão os nomes desses desenhos, porém em uma ordem diferente dos desenhos na primeira coluna.

Imagem 11 – Aqui o aluno deverá escrever a letra inicial de cada figura, depois logo abaixo descobrir a vogais que estão faltando nos espaços em branco e escrever nas linhas.

imagem-11

Imagem 12 – Aqui pequenos exercícios com as vogais cursivas.

imagem-12

Imagem 13 – Amarelinha legal! Aqui os aluninhos deverão completar com a vogal que esta faltando, de acordo com as figuras, depois colorir no final.

imagem-13

Imagem 14 – Vamos cantar? Aqui o aluno deverá completar com encontro vocálico e copiar, depois abaixo as vogais, A,E,O vão se juntar ao U e formar palavras, é só ligar uma na outra e ler.

imagem-14

Imagem 15 – Aqui o aluno apenas deverá ligar as figuras com suas iniciais correspondentes, depois colorir as figuras com capricho.

imagem-15

Os alunos deverão relacionar o desenho com seu respectivo nome e depois poderão colorir cada desenho segundo de acordo com o que o professor determinar.

Treinando a caligrafia – essa atividade deverá ser realizada no caderno de caligrafia. Para isso, o professor vai providenciar as letras vogais que deverão ser escritas no caderno. Nessa atividade os alunos vão escrever todas as vogais por várias vezes, justamente para deixarem a escrita mais elegante e compreensível.

Trabalho com pontilhados – para essa atividade o aluno vai mostrar que tem uma boa coordenação motora fina e concentração. O professor deverá providenciar em um papel o tipo de letras vogais que os alunos deverão copiar deixando o seu trabalho com letras pontilhadas.

Como bem sabemos, nem sempre é tão simples para uma criança visualizar e gravar cada letra do alfabeto para depois começar a praticar com a escrita, e isso, mesmo que sejam apenas as letras vogais. Por isso, é preciso insistir bastante nas atividades diferenciadas que facilitarão a melhor assimilação desse aprendizado.

Imagem 16 – Quebra cuca? Aqui uma atividade que exigira bastante a atenção e o raciocínio do seu aluno, onde ele deverá escrever palavras que iniciam com as vogais usando apenas as letras que estão no quadro abaixo, muito interessante para o desenvolvimento do aluno.

imagem-16

Imagem 17 – Aprendendo as vogais cantando e brincando, perfeito para colocar no mural em sua sala de aula, depois que os alunos terminar, eles vão amar a ideia.

imagem-17

Imagem 18 – Aqui uma atividade que o aluno aprenderá as vogais se divertindo, ou seja pintando apenas a letra A.

imagem-18

Imagem 19 – Aqui o aluno deverá ligar cada interjeição a cena e depois escrever as mesmas nos balões.

imagem-19

Imagem 20 – Aqui os alunos deverão completar as palavras com as vogais maiúsculas que estão faltando.

imagem-20

imagem-21

imagem-22

imagem-23

Então, se você é professor ou mesmo você que é pai (mãe) de alunos que estão começando a frequentar as salas de aula, lembre-se que a responsabilidade de ensinar uma criança e encaminhá-la para a vida é de muita importância. Por isso, faça suas pesquisas, e aproveite as vantagens que encontramos nesses sites especializados.
Faça suas pesquisas e decida-se pelo melhor para essas crianças. Lembre-se que quanto mais animadas elas se sentirem para estudar, mais rápido aprenderão e menos trabalho irão dar.

Posts Criados 506

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo