1º de maio: Sequência Didática para EJA “Meu trabalho é importante!”

Competências:
· Ampliar a competência comunicativa dos estudantes.
· Utilizar diferentes linguagens e diferentes gêneros textuais.
· Interagir e atuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos.

Habilidades:

  • Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
  • Identificar aspectos sonoros da língua.
  • Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação das palavras.
  • Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros.
  • Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de
    articulação da língua.

Estrutura e articulação do texto: segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras. Produção de diversos gêneros textuais.

1ª aula:

*Roda de conversa  sobre as ocupações e ofícios dos alunos ressaltando a importância da mesma para a sociedade.

Música: cidadão

Ta vendo aquele edifício moco, ajudei a levantar.
Foi um tempo de aflição, era quatro condução, duas pra ir , duas pra voltar.
Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto, mais me chega um cidadão, e me diz desconfiado: Tu Ta ai admirado ou Ta querendo roubar?
Meu domingo esta perdido, vou pra casa entristecido, da vontade de beber,e pra aumentar o meu tedio eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer Ta vendo aquele colégio moco, eu também trabalhei lá ,lá eu quase me arrebento , pus a massa, fiz cimento, ajudei a rebocar. Arrebento, pus a massa, fiz cimento, ajudei a rebocar.

Minha filha inocente vem pra mim toda contente: Pai vou me matricular, Mas me chega um cidadão: Criança de pé no chão, aqui não pode estudar.
Essa dor doeu mais forte, por que eu deixei o norte, eu me pus a me dizer, lá a seca castigava, mas do pouco que eu plantava, tinha direito a comer.
Ta vendo aquela igreja moço, onde o padre diz amém.
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo, lá eu trabalhei também.
La sim valeu a pena tem quermesse tem novena e o padre me deixa entra, foi lá que Cristo me disse: rapaz deixe de tolice, não se deixe amedrontar.
(Refrão) 2 vezes
Fui eu que criou a terra, enchi o rio, fiz a serra , não deixei nada faltar, Hoje o homem criou asa e na maioria das casas eu também não posso entrar.

PROPOR UM MOMENTO DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE O QUE A MÚSICA DIZ E SONDAR QUEM É ESSE PROFISSIONAL.

TODAS AS ETAPAS:

TRABALHAR COM ACRÓSTICO A PALAVRA”TRABALHO”.(DAR DEFINIÇÃO E UMA ATIVIDADE DE ESTÍMULO A CRIATIVIDADE).

Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.

Eis um exemplo de acróstico simples.

 Verdes
Iguais
        Desejamos
Amar

ACRÓSTICO CONFECCIONADO PELA TURMA:

Tarefa

            Realizada por

  Alguém

       Batalhador

        Alcançando

                Lucro por meios

    Honesto

                                                              Oportunizando crescimento diário das pessoas.

2ª aula:

Posicionar a sala em círculo, destacando uma cadeira no centro.

-Pedir para que cada aluno sente e comente sobre sua profissão, anotando as ferramentas de trabalho de cada um.

Fazer um gráfico sobre algumas profissões em extinção.

3 ª aula:

1ª e 2ª etapa:


3ª e 4ª etapa:

Trabalhar substantivos primitivos e derivados. (conceitos e atividades)

DÊ O SUBSTANTIVO PRIMITIVO DAS PALAVRAS ABAIXO:

PEDREIRO:______________________

COBRADOR:_____________________

PESCADOR:_____________________

VENDEDORES:___________________

TRABALHADORES:________________

DENTISTA:_______________________

POLICIAL;________________________

DANÇARINO:______________________

4ª AULA:

1ª E 2ª Etapa:

A PARTIR DA PALAVRA “TRABALHO”, TRABALHAR SÍLABAS COMPLEXAS E ENCONTRO CONSONANTAL.

3ª E 4ª ETAPA

TAMBÉM A PARTIR DA PALAVRA “TRABALHO”, CONCEITUAR DÍGRAFOS E PROPOR ATIVIDADES.

Dígrafo é o encontro de duas letras com um único som.

Exemplos: chapéu, piscina, carroça, descer, pássaro, mosquito, exceção, galinha, tampa, ponta, índia, comprimido e renda.

1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.

Laboratório de informática com todos.
1 e 2º etapa:
 site-www.sol.eti.br(forme palavras ‘profissões’)

3ª e 4ª etapa: site-www.klickeducacao.com.br(atividades relacionadas aos dígrafos)

5ª aula:

Com os relatos feitos na 3ª aula confeccionar um painel com alguns alunos e suas respectivas profissões ou ocupações. EXEMPLOS:

ALUNO: FULANO

PROFISSÃO: “AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO”

Linha de produção trabalha dentro de uma determinada indústria e desenvolve, entre outras, as seguintes atividades:

TAREFAS:

  • Monta equipamentos;
  • Opera máquinas pesadas;
  • Auxilia na organização da indústria;
  • Presta assistência aos operadores de máquinas; ocupações.
  • Abastece a linha de produção;
  • Verifica e embala produtos prontos;
  • Limpa e ajuda na manutenção das máquinas.

Para poder trabalhar como um auxiliar de linha de produção, você precisa ter o ensino médio completo.

Em muitos casos, as indústrias que buscam este profissional exigem apenas a conclusão do ensino fundamental. Porém, você deve ter agilidade, concentração e muita responsabilidade.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de até R$ 1.000,00 mensais.

ALUNA: FULANA

PROFISSÃO: “SECRETÁRIA DO LAR”

Considera-se empregado (a) doméstico (a) aquele (a) maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante) e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não econômico da atividade exercida no âmbito residencial do (a) empregador (a). Nesses termos, integram a categoria os (as) seguintes trabalhadores (as): cozinheiro (a), governanta, babá, lavadeira, faxineiro (a), vigia, motorista particular, jardineiro (a), acompanhante de idosos (as), entre outras. O (a) caseiro (a) também é considerado (a) empregado (a) doméstico (a), quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa.

A Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.885, de 9 de março de 1973, dispõe sobre a profissão do(a) empregado(a) doméstico(a), conceituando e atribuindo- lhe direitos. A Constituição Federal de 1988, por sua vez, concedeu outros direitos sociais aos (as) empregados (as) domésticos (as), tais como: salário- mínimo; irredutibilidade salarial; repouso semanal remunerado; gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, 1/3 a mais do que o salário normal; licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 120 dias; licença-maternidade; aviso-prévio; aposentadoria e integração à Previdência Social. SALÁRIO: R$ 622,00.

ALUNA: FULANA

PROFISSÃO: DONA DE CASA

Dona de casa  é o termo, em direito do trabalho e previdenciário que define a mulher que, casada ou não, trabalha exclusivamente para a própria família, não exercendo atividade remunerada, ou esta não pode ser considerada habitual e principal.

A renda familiar provém do trabalho de outro elemento do núcleo familiar (o esposo, filhos, irmãos, etc).Dentre os trabalhos efetuadas pela dona de casa, tem-se: manter a casa limpa e organizada, realizando esse trabalho pessoalmente, ou delegando essa tarefa a outra pessoa (normalmente, uma mulher);fazer compras para atender as necessidades da casa; preparar o cardápio e fazer as refeições da família; comprar e cuidar das roupas de todos os membros da família; supervisionar a educação dos filhos; organizar diversão para a família.

Legislação no Brasil

A profissão, no Brasil, é regulamentada pela Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, para fins de previdência social. A lei assegura-lhe alguns benefícios já garantidos aos demais trabalhadores, como aposentadoria por invalidez, por idade* e por tempo de serviço. Para fazer jus a direitos como auxílio-doença, precisa ter no mínimo 12 meses de contribuição previdenciária; para receber o salário-maternidade, são necessários dez meses.

[1]*Ressalta-se que a aposentadoria por idade ocorre aos 60 anos; por tempo de serviço, após 30 anos de contribuição previdenciária.

Referências

↑ previdenciasocial. gov.br: Dona-de-casa pode se aposentar.

6ª aula:

Resultado de imagem para filme pao e rosas

  • Sessão cinema com o filme: “ Pão e rosas” (1h 50min)
  • Dirigido por Ken Loach com Adrien Brody, Elpidia Carillo
  • Gênero: Drama
  • Nacionalidade: França, Reino Unido, Suiça, Espanha, Alemanha

7ª aula:

Festa do trabalhador”: Socializar com lanche compartilhado encerrando o tema trabalhado.







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