Educação Infantil: Sequência didática da Cantiga “O cravo e a rosa”

PÚBLICO ALVO:
– Alunos da Educação Infantil.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
– 8 dias

JUSTIFICATIVA:
– Necessidade de conhecer e valorizar as cantigas populares que fazem parte da cultura brasileira.

OBJETIVOS:
– Conhecer e identificar o que são cantigas populares do folclore brasileiro;
– Aprender e vivenciar a cantiga popular “O cravo e a rosa”;
– Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas;
– Desenvolver práticas de leitura e escrita;
– Pesquisar e registrar cantigas de roda;
– Valorizar as cantigas e as brincadeiras do passado que fazem parte da nossa cultura;
– Desenvolver a expressão oral, o vocabulário, e a criatividade;
– Proporcionar a leitura e a escrita das canções, enfatizando o registro como algo importante para a preservação da cultura popular;
– Ampliar o repertório de músicas dos alunos e brincadeiras de roda, desenvolvendo a socialização e o trabalho cooperação.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
O que é cantiga popular?
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através delas dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes e ao interesse da criança em outros tipos de música e brincadeira. É geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como escolas, creches, parques etc.

1º DIA: 
Problematizarão e sensibilização

1-Conversa na rodinha com as crianças em círculo questionar:
– Vocês gostam de música?
– Gostam de cantar?
– Gostam de dançar?
– Que músicas conhecem?
– Gostam de brincar de roda?
– Com quais músicas gostam de brincar de roda?
– Se sabem o que são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?
– Pedir para que as crianças que quiserem cantem algumas cantigas conhecidas e brinquem com os colegas;
– Ilustração do cravo (papel crepom, lápis de cor amarelo).

2-Apresentar a proposta de trabalho para as crianças:
– Falar que vai desenvolver com elas um projeto com muitas atividades com as cantigas de roda e que elas poderão participar de diversas e gostosas brincadeiras;
– Dar exemplos das atividades;
– Trabalhar com a música: O cravo e a rosa!
– Colocar a letra da cantiga no cartaz;
– Cantar e brincar com as crianças.

2º DIA: 
Cantar/brincar/interpretar/ética: violência

– Escrever a letra da música no papel e cantar com as crianças várias vezes realizando com elas os movimentos ou gestos presentes na cantiga;
– Conversa na rodinha: Interpretação oral da música: fala do que? Quem são os personagens que aparecem na musica? O que aconteceu entre eles? É correto brigarmos uns com os outros? Como foi que o cravo e a rosa saíram da briga?
(trabalhar com as crianças a questão da violência e suas conseqüências na vida das pessoas);
– Trabalhar com a palavra: CRAVO – refletindo: quantas letras tem na palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais as vogais? Qual a letra final? Qual a letra inicial?
– Trabalhar com a inicial da palavra CRAVO – a letra: C:  coordenação motora (desenhar a letra com giz no chão e pedir para que as crianças percorram o seu traçado; cada criança fazer o traçado do C na caixa da areia.

3º DIA: 
Cantar/brincar/arte/pesquisar

– Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
– Continuar trabalhando com a inicial da palavra CRAVO – a letra: C;
– fazer o traçado da letra com tinta guache;
– fazer o traçado da letra usando barbante;
– Atividade de pesquisa sobre insetos (pesquisar coletiva: em revistas e livros gravuras de insetos, recortar com tesoura e colar.

4º DIA: 
Cantar/ brincar/andar/ler/escrever

– Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
– Destacar novamente o nome da cantiga: O CRAVO E A ROSA – Questionar:
Além do cravo, qual é a outra flor?
– Trabalhar com a palavra: ROSA (quantas letras? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais (revisar o A e o O contextualizando) Qual a última letra? Qual a 1ª letra da palavra ROSA/
– Trabalhar com a inicial da palavra ROSA: R – fazer um a um na caixa de areia com o dedo; fazer movimento de coordenação motora caminhando sobre o traçado da letra desenhado no  chão;
– Trabalhar com: circular as palavras iniciadas pela letra R – trabalhar com a forma geométrica: círculo;

5º DIA:

– Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);
– Arte: pintar a letra R de rosa com guache e pincel (usando a cor rosa);
– Fazer o traçado da letra R com barbante;
– Questionar: Quantas flores aparecem na cantiga? Trabalhar o numeral 2 de várias maneiras a partir desse contexto;
– Ilustração de uma rosa para a mamãe com bolinhas de papel crepom.

6º DIA: 
Cantar e brincar/Seres Vivos

– Cantar e brincar com a letra da música;
– Questionar: O que são: CRAVO E ROSA? São…
– Trabalhar seres vivos (vegetais e animais);
– Trabalhar com a exibição de imagens de vários vegetais e animais (ir mostrando e explorando oralmente com as crianças – usando imagens, o computador ou a TV);
– Pesquisa/recorte e colagem de gravuras de animais e vegetais (misturar diversas gravuras de animais e vegetais e pedir para que as crianças separem o que é vegetal do que é animal e colem em cartaz (um cartaz para cada tipo).

7º DIA: 
Cantar e brincar/Pesquisa/Identificação de letra

– Cantar e brincar com música:
– Contar a música do cravo e a rosa em forma de história;
– Pedir para que as crianças ilustrem as estrofes da música com desenho;
– Recordando o trabalho com a letra: R –  inicial da palavra ROSA – pesquisa/recorte e colagem de palavras com iniciadas com a letra R;
– Preparação de coreografia e ensaios para apresentação.

8º DIA: 
Cantar/Brincar/Representar

– Cantar e dançar com a música;
– Preparação de coreografia e ensaios;
– Avaliação das atividades junto às crianças;
– Avaliação da proposta junto ao coletivo da escola.

CULMINÂNCIA: 
– Apresentação da cantiga e atividades desenvolvidas.

AVALIAÇÃO:
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho:
– Analisar se eles conseguiram identificar as características das cantigas populares;
– Se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas;
– Se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita;
– Se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas.

Sugestões de vídeos:

Sugestões de atividades impressas:

Posts Criados 506

One thought on “Educação Infantil: Sequência didática da Cantiga “O cravo e a rosa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo