Trabalho docente: 8 dicas de organização para Professores(as)

As funções de um professor exigem organização. Sem ordem seria impossível planejar aulas, montar atividades, corrigir provas e liderar uma sala. Professores organizados sabem que terminar todo o trabalho em dia facilita o cronograma, evita a ansiedade, elimina a procrastinação e permite que eles concentrem mais tempo auxiliando no desenvolvimento e particularidades de cada estudante. É claro que manter-se organizado não é uma tarefa fácil, mas com as dicas separadas a seguir você vai conseguir.

Resultado de imagem para escritorio cheio de papel

1. Organização da papelada

Escolha uma pasta, fichário ou outro tipo de arquivo de papéis que você pode levar com você para qualquer lugar. Organize os arquivos em categorias diferentes como calendário, livro de notas, plano de aulas, informações da classe, etc. Conforme suas necessidades, adicione novas divisões ou separe uma pasta de arquivo para cada sala diferente.

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para mulher mexendo em bolsa

2. Materiais de suporte

Em sua bolsa da sala, a mesma em que você coloca as pastas, separe um espaço para guardar materiais de suporte como canetas, marca-texto, notas autocolantes, e caderninho de anotações.

 

 

 

 

Imagem relacionada3. Planos de aulas

Estabeleça um padrão para o plano de suas aulas e guarde-o em uma pasta separada. Você terá esse material pronto para os próximos semestres e não terá trabalho extra em organizar e planejar o currículo das classes.

 

 

 

Resultado de imagem para caderno recado pais

4. Comunicação com os pais

Na categoria “informações da classe” você pode, por exemplo, documentar o desenvolvimento dos alunos, avisos de sala, calendário de atividades exclusivas e informações para contato com os pais. Essa pasta também pode servir para documentar problemas com o comportamento dos alunos e contato com outros profissionais, por exemplo.

5. Cópias de recados

Os materiais que entregar para os alunos ou recados para os pais devem estar sempre guardados com você também. Faça uma cópia de cada um e mantenha guardado na pasta de informações da classe.

 

 

Imagem relacionada6. Listas de tarefas

Em sua mesa você deve ter, pelo menos, quatro listas de tarefas: “Para guardar/arquivar”, “Corrigir”, “Para entregar” e “Copiar”. As listas vão ajudar você a manter controle sobre suas pendências e trabalhos urgentes.

 

 

 

Resultado de imagem para professora na mesa7. A mesa ou armário

Se você possui uma mesa ou armário na escola é importante que mantenha esse espaço sempre organizado e limpo. Ele é a central de seu trabalho e, se desorganizado, pode comprometer o desenvolvimento de suas tarefas.

 

8. Limpeza anual ou semestral

Não se esqueça de planejar uma limpeza geral anual ou semestral. É a hora certa para descartar todos os materiais inúteis que não serão mais requisitados e deixar mais espaço para as coisas do próximo período letivo.

 

Fonte: Universia Brasil

Posts Criados 506

One thought on “Trabalho docente: 8 dicas de organização para Professores(as)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo