Educação Infantil: Projeto Alimentação para Maternal

PROJETO: ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E HIGIENE

      OBJETIVO GERAL:

  • Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.
  • Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Incentivar aos bons hábitos alimentares;
  • Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros.
  • Identificar as preferências alimentar dos alunos;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos;
  • Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
  • Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
  • Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.

Conteúdos Curriculares

  1. Linguagem oral e escrita
  • Registro da canção ( A Sopa do Neném)  para visualização das palavras.
  • Contagem de letras e palavras; discriminação de letras e sons, palavras e frases (acompanhamento com dedos para o desenvolvimento da leitura de ajuste).
  • Produção de cartazes com as palavras das músicas e seu respectivo desenho.
  • Registro de receitas com alimentos.
  • Associar desenhos a canção ( A Sopa do Neném).
  • Leitura e representação do livro “A Cesta da dona Maricota”
  • Sequencia alfabética.
  • Brincadeiras com as vogais.
  1. Alfabetização matemática
  • Contagem com a cesta de alimentos “ A Cesta da Dona Maricota”.
  • Estudos das cores e texturas dos alimentos.
  • Noção de formas relacionando com alguns alimentos. Ex.: tomate – círculo; cenoura – triângulo, pão de forma – quadrado.
  • Noções de lateralidade: dentro e fora; longe e perto; em cima e embaixo; ao lado.
  • Sequencias numéricas.
  1. Artes visuais
  • Explorar cores e  formas.
  • Modelagem dos ingredientes da SOPA.
  • Carimbos feitos de batatas.
  • Releitura da obra “Maçã” de Romero Brito.
  1. Natureza e Sociedade
  • Percepção das diferenças de sabores, odores, cores, texturas, formas e tamanhos na degustação dos alimentos.
  • Incentivar o hábito de uma alimentação saudável.
  1. Movimento
  • Brincadeiras na roda cantada, dramatizando a música.
  • Circuito com alimentos, passear no bosque e levar sua sacola.
  • Preparando um prato saudável: higienizar, cortar e montar o prato.
  • Com a massa de modelar, reproduzir as formas das frutas, verduras e legumes.
  1. Identidade e autonomia
  • Durante todo o projeto, será valorizada a postura, as atitudes adequadas, os momentos de higiene e o cuidado com o meio ambiente.
  1. Música
  • Melodia, letra e ritmo da canção “SOPA”, do grupo Palavra Cantada.
  • Músicas da rotina dos alunos.

ATIVIDADES PREVISTAS:

  • Experimentar diversos alimentos e receitas em sala de aula;
  • Confeccionar cartazes e registros; ( cores e sabores) (alimentos saudáveis e não saudáveis)…
  • Trabalhar com diversos alimentos de plástico;
  • Rodas de conversas;
  • Rodinhas com músicas sobre alimentação;
  • Histórias que envolvam alimentação;
  • Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas, ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc…;
  • Conscientizar que alguns alimentos são provenientes ou derivados de animais;
  • Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo
  • Destacar os grupos alimentares ( frutas, verduras, grãos, carnes e derivados, gorduras e doces);
  • Pinturas diversas.

CULMINÂCIA DO PROJETO

Realizar um piquenique com os alunos na varanda do CEINF.

Videos :

A sopa do neném ( Palavra Cantada), Bolacha de água e sal( Palavra Cantada),  A hora da refeição (Patati & Patatá), etc…

Video: A Sopa do Nenêm http://www.youtube.com/watch?v=j7arlpPAQ7w

Video: Bolacha de Água e Sal http://www.youtube.com/watch?v=PuQPMnQfkZ8

Patati e Patatá http://www.youtube.com/watch?v=404OQXQOyDw&feature=related

Este é sobre higiene:

 http://www.youtube.com/watch?v=XIJI4JNyiSY

Avaliação:

 A avaliação será feita através da participação, realização das atividades e expressão oral/verbal do aluno.


Música: A Sopa do Neném

 A SOPA DO NENÉM

PALAVRA CANTADA

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM ESPINAFRE?
SERÁ QUE TEM TOMATE?
SERÁ QUE TEM FEIJÃO?

SERÁ QUE TEM AGRIÃO?
É 
1, É 2, É 3

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)

SERÁ QUE TEM FARINHA?
SERÁ QUE TEM BALINHA!?
SERÁ QUE TEM MACARRÃO?
SERÁ QUE TEM CAMINHÃO?!
É 
1, É 2, É 3

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)

SERÁ QUE TEM RABANETE?
SERÁ QUE TEM SORVETE!?
SERÁ QUE TEM BERINJELA?
SERÁ QUE TEM PANELA!?
É 
1, É 2, É 3

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)

SERÁ QUE TEM MANDIOCA?
SERÁ QUE TEM MINHOCA!?!
SERÁ QUE TEM JACARÉ!?!
SERÁ QUE TEM CHULÉ!?!
É 
1, É 2, É 3

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)

SERÁ QUE TEM ALHO-PORÓ?
SERÁ QUE TEM SABÃO EM PÓ?!
SERÁ QUE TEM REPOLHO?
SERÁ QUE TEM PIOLHO!?
É 
1, É 2, É 3

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)

SERÁ QUE TEM CAQUI?
SERÁ QUE TEM JAVALI?!
SERÁ QUE TEM PALMITO?
SERÁ QUE TEM PIRULITO!?
É 
1, É 2, É 3




Posts Criados 506

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo