Natal: Cartão de Natal para imprimir, colorir e presentear!

Desde as mais antigas civilizações, o homem foi criando meios de comunicação para transmitir aos semelhantes os seus pensamentos, ideias, necessidades, sentimentos, etc. Com o decorrer dos tempos, inventou os mais variados e sofisticados meios para isso, assinalando por escrito – em cartas de amizade ou de amor, poesias, cancões, desenhos ou pinturas – as mensagens de seu coração.
Esse costume ficou consolidado entre os povos, utilizando-se para isso tanto o pergaminho, a seda, placas de madeira e de cobre gravados, o barro cozido, etc.
Bem antes de Jesus Cristo surgiram as mensagens de felicitações, pois ja era habito entre os romanos enviarem-se congratulações pelo Ano Novo, gravadas em tabletes de argila (tijolos) e, com a cristianização do Império Romano, esse costume permaneceu.
Todavia, o primeiro cartão de “Boas Festas” de que se tem noticia teria surgido em Londres no ano de 1834, na mesma época dos contos natalinos de Charles Dickens.
Foi a falta de tempo de Henry Coyle, o diretor do British Museum de Londres, que originou a criação dos cartões natalinos.  Sem possibilidade de escrever a mão a todos os seus familiares e amigos, Henry Coyle solicitou ao artista plastico John Callicot Housley que lhe elaborasse um
cartão que servisse para enviar boas-festas a todos os seus entes queridos.
O pintor pegou num pedaco de cartolina quadrada e dividiu-a em tres partes: ao centro desenhou uma família reunida a mesa, comemorando alegremente. No verso figuravam meninos pobres recebendo comida e roupas.
Na outra parte podia-se ler a seguinte mensagem: A merry Christmas and a happy New Year to you (“Um alegre Natal e um feliz Ano Novo para você”). O significado em ingles da palavra Christmas o mesmo que The Mass of Christ : “Missa de Cristo”.
Nesta ocasião foram impressos cem, e os que sobraram foram vendidos a um xelim cada. Até a moda pegar em 1851, os cartões eram todos litografados e pintados mão. Este artesanato acabou quando um editor de livros decidiu massificar a venda de cartões.

Posts Criados 590

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo