Ensino Fundamental: atividades interativas para trabalhar multiplicação (tabuada)

Multiplicação é uma das quatro operações básicas da aritmética. Consiste em uma adição’ sucessivas de um mesmo número produzindo um resultado que chamamos de produto.

O símbolo da multiplicação pode variar, no entanto tem o mesmo sentido: *x ou . (ponto).

São formas de representar a multiplicação e você pode encontrá-las por aí. Dessa forma, quando encontrar uma representação da multiplicação assim já sabe do que se trata.

Na matemática, muitas vezes utiliza-se o x para representar a multiplicação, mas, para não confundir com uma variável, é frequentemente substituído pelo (.) ponto.

Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação.

Exemplos: 10 x 2 = 20 ou 40 x 3 = 120 ou 2 . 1 = 2

Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto.

Você provavelmente já deve ter ouvido por aí que a ordem dos fatores não altera o produto. Isso é verdade, veja:

Exemplos: 2 x 3 = 6 ou 3 x 2 = 6

A multiplicação nada mais é do que uma soma sucessiva de um dos fatores. A quantidade de vezes que tal fator será somado é definido pelo outro fator da operação.

Ou seja: x . y = y + y + … + yx vezes. A quantidade de vezes que somaremos y será definido pelo número x.

No exemplo acima poderíamos escrever: 3 + 3 = 6 ou 2 + 2 + 2 = 6

A figura abaixo mostra o exemplo acima representado pelos círculos vermelhos. Poderíamos somar os círculos um a um. Mas, como agora sabemos multiplicar, basta multiplicar a quantidade de linhas pelas colulas.

Matriz de multiplicação: bolas vermelhas mostrando uma matriz de multiplicação

Podemos ver pela figura que poderias somar todas os círculos vermelhos, mas basta multiplicar a quantidade de linhas por colunas que teremos o resultado sem precisar contar uma por uma.

Exemplo: 2 x 3 = 6 (leia-se: 2 vezes 3 igual a 6)

No exemplo acima, o número 2 será somado 3 vezes. Veja:

Exemplo: 2 x 3 = 2 + 2 + 2 = 6

Você pode está pensando: “Contar a quantidade de bolas círculos é mais rápido!”. Bom, neste caso, sim. Agora imagine se tivéssemos 1000 círculos vermelhos.

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