Resgatando laços: brincadeiras simples e sem tecnologia para se divertir em família

A maioria das pessoas adora aquela nostalgia da infância, se molhar na mangueira, as brincadeiras em família, jogos simples de tabuleiro eram o máximo. Hoje as atrações são outras… e para afastar os filhos e também os pais das telas (Smartphone, TV, tablet, videogame) só um apagão elétrico, não é mesmo? Até cenas de filme já abordaram essa situação, sempre trazendo o fortalecimento dos laços familiares através de velhos hábitos e brincadeiras que ressurgem quando não há meios para a tecnologia.

Nesse fim de férias escolares, que tal tentar algo diferente? Se reunir com a família para um jogo de tabuleiro, jogar cartas, acampar mesmo que dentro de casa, tudo isso longe da internet e mais próximos uns dos outros? Reunimos aqui 10 sugestões de atividades para te inspirar:

1. Jogo da memória

Funciona assim: os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reunem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos. Para ficar mais difícil, pode-se pular a parte em que se escolhe um cômodo específico e ficam valendo todos os objetos da casa. Se tiver muita gente para participar, pode-se dividir em grupos e ganha o grupo que acertar um maior número de objetos.

2. Jogos de tabuleiro

Um jogo em família é também uma ótima oportunidade de conhecer melhor o outro e de ensinar enquanto há diversão. É legal separar em equipes ou até mesmo jogar individualmente e ver as crianças com autonomia. Mais importante é enxergar neles uma maneira de criar vínculos – entre primos, irmãos, pais e filhos. Ludo, dama, xadrez, dominó, detetive, resta um: cada família terá o seu jogo preferido.

Resultado de imagem para brincadeira familia

3. História maluca

Uma brincadeira super divertida para fazer com as crianças a partir dos 7 anos e que pode envolver um monte de gente. Nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas para soltar a criatividade e a imaginação. Olha só como é fácil e divertido:

4. Acampar na sala

De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância. O ritual de passar a noite em um espaço diferente, mesmo que seja dentro da própria casa, é imensurável para os pequenos. Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir.

Resultado de imagem para brincadeira familia

5. Piadas e adivinhas

Uma ótima recomendação é a série Piadas Para Rachar o Bico, da editora Fundamento. São quatro volumes. A Carol a-do-ra! Até porque na capa tem o selo “Proibido para adultos”, então só ela pode ler, não é mesmo? Ela pega o livro, chama a gente para sentar na sala e começa um concurso de adivinhação entre mim e o pai. Quem acertar mais ganha!

6. Complete o desenho

Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O resultado é muito legal.Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas.

7. Jogo verbal: quem sabe?

Esta sugestão de atividade é ótima para entrar no universo de personagens e filmes preferidos das crianças. A brincadeira consiste em escolher um tema, como por exemplo, filmes da Disney, e fazer um participante fazer perguntas sobre o tema para ver quem acerta. A criança pode optar por ficar no papel de quem pergunta ou de quem responde.

8. Câmera quente

Essa é uma variação da batata quente. Funciona assim: os participantes da brincadeira sentam em roda. A recomendação é sentar numa cama ou numa outra superfície macia porque o risco da câmera cair da mão de alguém é enorme (mas a risada vale o risco). Uma pessoa vai ligar o timer e partir daí a câmera vai rodar de mão em mão. Para ser um pouco menos tenso do que passar batata quente, e também para diminuir o risco da câmera cair das mãos, eu estabeleci a regra que cada participante precisa segurar a câmera, mira-la para si e falar “um” antes de passar para o próximo. Quem estiver com a câmera na hora em que a foto for tirada paga uma prenda.

9. Desenho com post-it

Primeiro você pega blocos de post-it coloridos e divide cada cor em três partes. Cada criança começa com as três partes da mesma cor. Em uma vamos desenhar a cabeça, na segunda o tronco e na terceira as pernas. Depois que cada um termina o desenho, é hora de misturar e ver como fica o resultado. Pode ter algum concurso para ver quem faz o boneco mais engraçado, mais bonito, mais maluco… e por aí vai.

9. STOP

Essa dispensa apresentações. O mais divertido é apresentar para as crianças brincadeiras da infância de outros tempos. Aqui, vale usar a criatividade para inventar suas próprias categorias de coisas.

Resultado de imagem para stop brincadeira

 

 

Posts Criados 583

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo