Alfabetização: trabalhando o gênero instrucional com o “Meu caderno de Receitas”

Elaboramos este material para alunos em fase de alfabetização, com o intuito de trabalhar a leitura, a escrita e o gênero instrucional, além de dicas e cuidados na cozinha e receitas práticas e rápidas! Dessa forma, é possível também que trabalhem este material em casa com os pais neste período de quarentena.

Definição do gênero instrucional:

O texto instrucional é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, por exemplo.

Outro exemplo são as receitas que dão o passo a passo e a quantidade certa para fazer um bolo, ou uma torta, etc. Assim, necessita-se dos textos instrucionais para realizar algumas tarefas.

Quanto a linguagem, nesse gênero textual, é sempre utilizada a função apelativa, sendo totalmente objetivo e claro. Além disso, os verbos são empregados no imperativo, pois é importante a maneira de induzir o leitor a fazer algo e o uso da persuasão.

Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc.

Gostou do material? Deixe seu comentário para que possamos nos aprimorar. 
Como sempre, peço para que não publiquem meu trabalho em páginas de Facebook, outros Blogs ou sites. Se quiser recomendar, envie o link para a pessoa ou comente lá na página do Facebook (sempre postamos o que está no Blog). Tudo o que é disponibilizado aqui é gratuito, não tire o crédito do Blog, não faz sentido desvincular o trabalho deste site! Tenha bom senso e nos apoie a continuar com esse trabalho.

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

MEU LIVRO DE RECEITAS – WWW.OESPACOEDUCAR.COM.BR