Podemos definir as formas geométricas como formatos das coisas ao nosso redor. Elas estão presentes nas construções, ruas, brinquedos, objetos de casa, alimentos, enfim, podemos encontrá-las em tudo. Na escola, geralmente esse tema é estudado na área da Matemática, em especial, na matéria de geometria. Este é o ramo responsável pelos estudos acerca das formas, tamanhos e dimensões das figuras existentes.
Segundo o princípio da geometria, as figuras geométricas constituídas a partir da ideia de pontos, linhas superfície e volumes. As formas geométricas podem ser divididas em planas (também chamada de geometria euclidiana) e em espaciais. Enquanto a primeira analisa formas que não possuem volume, a segunda considera a figura em três dimensões, possibilitando o cálculo do volume de objetos sólidos.
Os principais exemplos da geometria plana são o retângulo, círculo, quadrado e triângulo. Por outro lado, na geometria espacial, destacam-se o cilindro, esfera, cubo e cone. Agora vamos ao ponto mais importante: por que e como trabalhar as formas na Educação Infantil?
Durante os primeiros anos escolares, as crianças estão em pleno desenvolvimento e possuem a curiosidade aguçada para descobertas a todo momento. Por isso, é importante proporcionar aos pequenos exploração, visualização, contato e manuseio de diferentes objetos, incluindo o trabalho com as formas geométricas.
O trabalho na Educação Infantil pode partir de uma roda de conversa, da leitura de um livro de histórias que aborde as formas geométricas e então seguir para a exploração: proporcionar que manuseiem as formas, instigá-los a procurar pela sala objetos que tenham determinada forma ou questionar qual pode ser a forma daquele objeto, atividades com recorte e colagens, pintura, etc.
DOWNLOAD DAS ATIVIDADES EM PDF APÓS AS IMAGENS:
ATENÇÃO: MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA USO PRÓPRIO, DIVULGAÇÃO EM OUTROS SITES, BLOGS, PÁGINAS DE REDES SOCIAIS, ETC, CARACTERIZA APROPRIAÇÃO INDEVIDA, NÃO PERMITIDA.
DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI
Algumas dicas para o início do ano letivo:
- Etiquetar os materiais dos alunos que ficam armazenados na Escola.
- Nomear ajudantes diários por meio de sorteio ou chamada.
- Reservar espaços para exposição de atividades dos alunos.
- Reservar espaço/ mural para leitura/ com livros.
- Manter calendários e outros painéis atualizados.
- Trabalhar em colaboração com as crianças, conscientizando diariamente, para que mantenham a sala limpa e seus materiais organizados.
- Documentar todos os comunicados escolares.
- Documentar os bilhetes/recados dos pais.