O Espaço Educar Logo

Página criada para educadores(as). Informações, dicas e materiais para auxílio da rotina docente.

Dicas para elaboração de relatório individual do aluno!

Escrever sobre nossos alunos não é nada fácil! Ao elaborar um relatório, temos que ter cautela com o que vamos escrever sobre a criança e como vamos escrever. Nossa escrita não pode ser carregada de achismos ou sentimentos do professor quanto ao aluno. Deve ser uma análise minuciosa e que pode trazer impactos para a vida do aluno, pois quando realizamos esse relatório, estamos refletindo e buscando soluções, não apenas os problemas. Abaixo alguns termos que podem ser utilizados em seu relatório:

 

ÁREA SOCIAL E AFETIVA:
➢ Adaptou-­se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
➢ Ainda mostra­-se resistente ao atender algumas regras da escola.
➢ É assíduo e pontual.
➢ Ainda não respeita os pertences dos alunos.
➢ Aceita esperar sua vez.
➢ Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando­-as.
➢ Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
➢ Tem preferência por atividades individuais.
➢ Tem bom relacionamento com todos que convive.
➢ Relaciona­-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
➢ Apresenta-­se seguro em suas ações(ainda não…)
➢ Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
➢ Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
➢ Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
➢ Mostra-­se interessado em enfrentar desafios.
➢ Expressa seus sentimentos com clareza
➢ Preocupa­-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
➢ Ainda apresenta-­se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
➢ Mostra-­se carinhoso, alegre, tímido.
➢ Às vezes mostra­-se agressivo com alguns coleguinhas.
➢ Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
➢ Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
➢ Demonstra assiduidade e pontualidade.
➢ Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
➢ Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
➢ Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
➢ Relaciona-­se bem com colegas, professores e demais funcionários.
➢ Participa das atividades em grupo.
➢ Coopera com o grupo.
➢ Lidera as atividades em grupo.
➢ Partilha e empresta material de bom grado.
➢ Obedece as regras do grupo e da escola. ➢ Reconhece seus direitos e deveres.
➢ Escuta e tem atenção quando outros falam.
➢ Respeita a opinião dos outros
➢ Cuida do material e do patrimônio escolar.
➢ Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
➢ É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
➢ Respeita regras que orientam as dependências da escola.
➢ Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de
reconhecimento e amizade.
➢ É dedicado e caprichoso.
➢ É atencioso e disciplinado.
➢ É observador e curioso.
➢ Demonstra confiança e companheirismo.
➢ Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus
sentimentos muitas vezes ocultos.
➢ Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
➢ Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
➢ Guarda mágoas.
➢ Supera conflitos.
➢ Concentra-­se nas tarefas propostas.
➢ É solidário com o colega.
➢ É resistente.
➢ É arredio.
➢ É inquieto.
➢ É egoísta.
➢ Demonstra agressividade.
➢ É ansioso.
➢ É inseguro.
➢ Demonstra timidez.
➢ É carinhoso com colegas e professora.
➢ Demonstra-se alegre.
➢ Apresenta tristeza em determinados momentos.
➢ Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua
autoestima.
➢ Adaptou-­se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações
pessoais.Demonstra independência.
➢ Supera dificuldades sem ajuda.
➢ Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
➢ Enfrenta desafios com autonomia.
➢ Respeita a participação alheia.
➢ Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
➢ Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
➢ Demonstra decisão e autonomia.
➢ Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
➢ Questiona a professora.
➢ Inicia as atividades logo que são propostas.
➢ Assume responsabilidade pelos seus atos.
➢ Aceita opiniões divergentes da sua.
➢ Pede ajuda quando precisa.
➢ É curioso em relação a novos conhecimentos.
➢ É desinibido para expressar suas opiniões.
➢ Espera sua vez de falar.
➢ Revela confiança em si próprio.
➢ Realiza as tarefas de casa com prontidão.
➢ Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
➢ Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:

➢ Apropria­-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
➢ Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
➢ É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
➢ Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
➢ Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de
deslocamento.
➢ Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
➢ Agrada-­lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
➢ Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
➢ Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-­cabeça com peças médias, grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
➢ Ouve e aprecia produções musicais.
➢ Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
➢ Utiliza­-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros ampliando seu conhecimento de mundo.
➢ Interessa­-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
➢ Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
➢ Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-­se.
➢ Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
➢ Demonstra atitude de autoconfiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
➢ Participa com interesse de atividades orais.
➢ Tem vocabulário diversificado, rico.
➢ Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
➢ Ainda não participa de atividades orais.
➢ Transmite recados.
➢ Dialoga com colegas e professor.
➢ Faz reconto de histórias.
➢ Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
➢ Expressa-­se com frases corretas e acabadas.
➢ Expressa­-se com clareza.
➢ Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
➢ Ainda não pronuncia alguns sons.
➢ Recita poemas.
➢ Utiliza expressões de cortesia.
➢ Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
➢ Participa com prazer das rodas de conversa.
➢ Argumenta suas ideias.
➢ Elabora e responde perguntas.
➢ Sabe dizer seu nome completo.
➢ Incorpora e recorda palavras facilmente.
➢ Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
➢ Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
➢ Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
➢ Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
➢ Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-­línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
➢ Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
➢ Expõe oralmente suas ideias de forma lógica.
➢ Argumenta e defende suas ideias.
➢ Expressa-­se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
➢ Apropria­-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
➢ Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando­-as corretamente.
➢ Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
➢ Sabe dar recados.
➢ Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
➢ Descreve gravuras.
➢ Interpreta histórias.
➢ Reproduz oralmente um fato ocorrido.
➢ Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-­se.
➢ Utiliza-­se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
➢ Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
➢ Narra histórias conhecidas e situações vividas.

ESCRITA:
➢ Distingue palavras de desenhos.
➢ Reconhece e escreve seu nome.
➢ Reconhece nomes dos colegas.
➢ Escreve nomes dos colegas.
➢ Identifica e escreve letras do alfabeto.
➢ Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
➢ Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
➢ Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
➢ Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
➢ Reconhece as ideias contidas em alguns símbolos usuais.
➢ Utiliza-­se do desenho para representação e o registro de suas ideias.
➢ Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
➢ Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
➢ Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
➢ Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
➢ Mostra­-se cuidadoso no traçado das letras.
➢ Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
➢ Elabora desenho dentro de um contexto.
➢ Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
➢ Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
➢ Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
➢ Completa frases de acordo com o texto.
➢ Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
➢ Reestrutura e organiza ideias na reescrita de textos trabalhados.
➢ Identifica o número de letras das palavras.

NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA:
➢ Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representar a escrita.
➢ Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para
representar a escrita.
➢ Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
➢ Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
➢ Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
➢ Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
➢ Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO:
➢ Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua
necessidade.
➢ Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
➢ Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
➢ Identifica números maiores ou menores, ordenando-­os.
➢ Ordena números na seqüência ascendente.
➢ Identifica números que estão faltando numa série numérica.
➢ Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
➢ Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
➢ Lê números conhecidos de modo convencional.
➢ Usa números para registrar quantidades.
➢ Sabe ordenar quantidades e números.
➢ Identifica e nomeia formas e tamanhos.
➢ Identifica posição e se situa no espaço.
➢ Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
➢ Resolve situações problemáticas simples.
➢ Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
➢ Identifica e nomeia conceitos e cores.
➢ Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
➢ Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
➢ Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-­los  para completar um conjunto com a quantidade pedida.
➢ Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos,
tamanho, cor, forma, peso, etc.
➢ Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos. ➢ Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
➢ Resolve situações problemáticas.
➢ É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem. ➢ Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
➢ Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

NATUREZA E SOCIEDADE:
➢ Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta ideias.
➢ Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
➢ Imagina soluções para os problemas apresentados.
➢ Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
➢ Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
➢ Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
➢ Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde.
➢ Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos.
➢ Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções,
cuidados).
➢ Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres.
➢ Tem consciência da preservação do meio ambiente.
➢ Age com educação ambiental.
➢ Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele.
➢ Nomeia lugares e pessoas conhecidas
➢ Identifica sua história de vida e dos seus familiares.

OBSERVAÇÕES:
➢ A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno(a).
➢ Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
➢ Requer constante supervisão da professora.
➢ Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
➢ Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.