Educação Infantil: atividade “Palhaço Geométrico”

1. Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

Esta proposta lúdica de recortar, colorir e colar vai muito além da criação artística. Ela integra múltiplos campos de experiência ao trabalhar as seguintes habilidades essenciais:

  • Alfabetização Matemática e Geometria: A criança é estimulada a identificar, nomear e diferenciar formas geométricas planas (círculo, quadrado, trapézio/retângulo) de maneira contextualizada.

  • Percepção Visual e Orientação Espacial: Ao observar o modelo finalizado para reproduzi-lo na folha em branco, o aluno desenvolve a habilidade de discriminação visual, noção de simetria, escala, sobreposição e lateralidade (em cima, embaixo, esquerda, direita).

  • Coordenação Motora Fina: O ato de recortar nas linhas pontilhadas exercita o tônus muscular das mãos, a coordenação bimanual e o controle do movimento (habilidades indispensáveis para o processo de alfabetização e escrita).

  • Atenção, Concentração e Resolução de Problemas: Organizar as peças antes de colar exige planejamento cognitivo, paciência e tomada de decisões.

2. Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)

Na Educação Infantil, a atividade contempla diretamente os seguintes Direitos de Aprendizagem (Explorar, Expressar, Conhecer-se) e os Campos de Experiências:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET):

    • (EI03ET01) “Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades (atributos como forma, cor, tamanho).”

    • (EI03ET05) “Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.”

  • Traços, sons, cores e formas (TS):

    • (EI03TS02) “Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.”

  • Corpo, gestos e movimentos (CG):

    • (EI03CG05) “Coordenar suas habilidades motoras manuais no atendimento de suas necessidades básicas, de realização de atividades de costura, desenho, recorte, colagem, entre outras.”

3. Sugestão de Encaminhamento Metodológico (Como aplicar)

Para tornar a experiência ainda mais rica, o professor pode dividir a aplicação em três momentos:

  1. Roda de Conversa (Mobilização): Apresente formas geométricas físicas para as crianças manusearem. Pergunte onde conseguem enxergar círculos ou quadrados na sala de aula. Introduza a figura do palhaço e a ludicidade do circo.

  2. Exploração e Execução:

    • Para turmas menores, utilize a versão colorida para focar no recorte e montagem.

    • Para exercitar a criatividade e a escolha de cores, utilize a versão em preto e branco para que eles pintem antes de recortar.

  3. Análise Coletiva (Sistematização): Após a colagem, faça perguntas mediadoras: “Quantos círculos azuis vocês usaram para fazer o cabelo?”, “Qual é a forma do chapéu?”, incentivando a contagem oral e a associação de atributos.

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

LEMBRANDO QUE TODO MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI É GRATUITO PARA USO PESSOAL. OU SEJA: NÃO PODE SER DIVULGADO EM OUTROS SITES, BLOGS, VENDER, ETC.