Mensagem de Einstein

Albert Einstein (1879-1955) foi um dos pais da ciência moderna, além de um entusiasta dos direitos humanos. De família judaica, nasceu na Alemanha, mas deixou o país aos 17 anos por não concordar com a linha militarista do governo.

Este brilhante físico e matemático era de origem judia, e, como todo povo judeu, ele foi perseguido pelos nazistas; contudo, ele conseguiu deixar a Alemanha, passando primeiramente pela Inglaterra, e, posteriormente, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano. 

Einstein entristeceu-se profundamente ao ver as consequências desastrosas da bomba nuclear, e, uma semana antes de sua morte, relatou este fato em uma carta escrita a Bertrand Russel, onde pedia que seu nome fosse colocado numa petição onde clamava para que a produção de armas nucleares fosse abandona. 

Este grande homem, que tanto contribuiu com sua genialidade, passou os últimos anos de sua vida em busca de uma teoria onde pudesse trabalhar ao mesmo tempo com a matemática e com as leis da Física. Contudo, sua busca não pôde ser concluída, pois, em 1955, o mundo perdeu este cientista de cérebro brilhante.

Principais livros escritos por Einstein (obras científicas e literárias)

– A Teoria Especial da relatividade (1905)

– A Teoria Geral da Relatividade (1916)

– Como vejo o mundo (1923-1934)

– Sobre o sionismo (1930)

– A minha Filosofia (1934)

– Evolução da Física (1938)

– Meus últimos anos (1950)

Curiosidade:

– Einstein não foi um aluno brilhante nos tempos de escola. Como apresentava problemas para decorar, não conseguia acompanhar as aulas de Geografia, História e Grego. Certa vez, seu professor de língua grega, disse a ele que jamais seria alguém na vida e também que era um péssimo exemplo para os outros alunos da turma.

Frases:

– “O mundo não está ameaçado pelas pessoas maldosas, mas sim pelas que deixam a maldade acontecer”.

– “No meio das dificuldades encontramos as oportunidades”.

– “Somos os arquitetos do nosso próprio destino.”