19 de abril, Dia do Índio: 3 curtas para as crianças conhecerem histórias indígenas

o Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro.
Apresentar toda essa cultura ancestral para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da História de nosso país, e comunicar aos pequenos a importância de lutar pela preservação dessa diversidade.
Pensando em incentivar essa relação por meio da arte, o nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender fez uma seleção de curtas-metragens que trazem histórias indígenas especialmente para o público infantil. São quatro produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano, contadas do ponto de vista das próprias crianças indígenas.
Dentre as produções, está o premiado “Caminho dos gigantes” (“Way of giants”), dirigido por Alois Di Leo em 2016, e que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que desafia o seu destino e tenta entender o ciclo da vida.
Essas narrativas de ficção são ótimas para ampliar a noção de mundo das crianças, favorecendo o respeito e a empatia.

Assista!

  • “Caminho dos gigantes”

  • “Tudo verdim”

  • “Kalapalo”

Imagem destacada: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/desenho-animado”>Desenho animado vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>