O Espaço Educar Logo

Página criada para educadores(as). Informações, dicas e materiais para auxílio da rotina docente.

Plano de aula com o Tema Circo para Educação Infantil

Para o(a) professor(a):

História do Circo

A magia do circo nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e na beleza das cores. Relatos trazem que esta arte difundida no mundo todo exista desde a antiguidade.
Na China foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento, já que isso exigia força, flexibilidade e agilidade. Em 108 a.C, em uma festa em homenagem a alguns visitantes estrangeiros, houve uma apresentação acrobática que encantou também ao imperador, este então, determinou que apresentações como esta se repetiriam todos os anos.
As pirâmides do Egito também trazem gravuras com malabaristas. Já em Roma a história do circo foi um tanto quanto trágica. Por volta de 70a.c, surgiu o Circo Máximo, que foi destruído em um incêndio. No lugar onde ficava instalado, foi construído o Coliseu.

Circo no Brasil

Comemoramos o Dia do Circo em no dia 27 de março em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu neste mesmo dia em 1897 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.  Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão.
O público brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos. Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.

Circo Contemporâneo

Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circo contemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de pai para filho como antigamente. Uma das primeiras escolas de circo surgiu em São Paulo, a Academia Piolin, em 1978. No Rio de Janeiro, em 1982, foi aberta a Escola Nacional de Circo. Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao público.
Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL

Comece introduzindo o assunto com os alunos… Pergunte se já foram ao circo, o que relacionam com circo, se já viram desenhos relacionados ao tema, enfim, busque os conhecimentos prévios.

Algumas sugestões de desenhos para assistirem:

Sugestões de músicas:

Sugestões de atividades impressas:

Sugestões de brincadeiras:

  • A Bailarina: A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.
Um passo pra cá…
Um passo pra lá…
Correndo pra frente e voltando ao lugar,
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.
  • Poema e Interpretação:  Ler o poema para os alunos e interpretar o poema com as crianças procurando perceber o que realmente compreenderam sobre o mesmo e desvendar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema; aumentar o vocabulário dos alunos a partir das palavras ainda desconhecidas; Imitar o palhaço desenvolvendo expressão corporal, facial e teatral; desenhar o palhaço; nomear o palhaço e elaborar uma história coletiva sobre o mesmo; colocar uma melodia no poema e cantá-la, dramatizando com os alunos.

    Oh! Gente Alegre!
    Ninguém enjoa.
    Ver o palhaço?
    Que coisa boa.

    Ele corre,
    Cambalhota,
    Pula e grita,
    Ri e chora,
    Quando conta anedota.

    A boca é grande
    E vermelhinha,
    A cara é branca,
    Que nem farinha

  • Malabarismo: Todas as crianças sentadas no chão em círculo, a professora distribui bolinhas e explica a brincadeira, explicando: joguem a bolinha para o alto e tentem pegá-la; joguem a bolinha de uma mão, para a outra; agora joguem para o alto, batam palmas uma vez e peguem a bolinha.

Resultado de imagem para atividade malabarismo crianças

  • Equilibrista: Faça uma linha no chão com fita crepe, dê a cada criança um objeto para que equilibrem sobre a cabeça. Elas terão que andar com um pé na frente do outro sem deixar cair o objeto. Esta também é uma atividade que ajuda no desenvolvimento motor e fortalece o senso de equilíbrio.

Resultado de imagem para crianças equilibrando papel na cabeça
Ainda sobre equilíbrio, a professora coloca uma escada no chão na posição horizontal. Uma criança de cada vez anda em cima da escada segurando um objeto escolhido por ela e realiza vários movimentos com ele, tais como: colocar o objeto acima da cabeça; tentar equilibrá-lo apenas com um dedo, ou com a palma da mão, pular como um canguru e outros.

Resultado de imagem para crianças atividade escada no chão

 

  • Cambalhota: Esta é a preferida! A professora coloca colchões no chão e propõe às crianças que rolem tentando fazer a cambalhota. Aquelas que não conseguem fazer sozinhas, a professora ajuda.

Resultado de imagem para crianças cambalhota

  • Virando palhacinho: Essa atividade não é exatamente um artesanato para crianças, mas eles verão o resultado de suas habilidades manuais no rosto do colega. Divida as crianças em pares e dê a elas algumas maquiagens, cada uma pintará o rosto do seu par assim todos estarão prontos para brincar de palhaço! Você pode pedir que as crianças imitem as expressões dos palhaços, fazendo cara feliz ou triste.

Resultado de imagem para crianças pintando rosto palhacinho

  • Massagem: Divida as crianças em pares, enquanto uma deita sobre um colchonete a outra usa uma bola de malabares para massagear as costas do coleguinha. Depois de alguns minutos o par inverte funções. Além de ser muito gostoso essa é uma atividade social relaxante, para acalmar as crianças depois da brincadeira.

Resultado de imagem para crianças massagem colegas

  • Pé de lata: Pode ser na hora dos palhaços ou como mini-perna de pau, mas o pé-de-lata é um brinquedo caseiro simples de fazer e que garante um lindo espetáculo da garotada.

Resultado de imagem para pé de lata crianças

  • Monociclista de papel: Além de ser um fofo, este monociclista do artesão Joel Henriques é simples de fazer. E o boneco pode se tornar um urso, uma bailiarina, um palhaço ou o que a imaginação de vocês quiser.

  • Teatro de sombras de circo: a atividade pode ser realizada com materiais como os abaixo, confeccionados de forma simples, mas que no iluminados na parede na sala escura, impressionam as crianças e estimulam – e muito – a criatividade:
  • Jogo das latas:O post está em russo, mas as fotos do Lizion são bem explicativas sobre como montar este jogo de latas com bolas feitas de bexiga e grãos. O toque circense está na decoração suuuper colorida e vibrante!.

  • Equilíbrio de papel na cabeça: para brincar de equilibrista é preciso muito pouco. Basta uma folha de papel…

 

  • Boneco de equilíbrio: No post do professor Arvind Gupta tem o passo a passo, os moldes do boneco e um link para um vídeo dele no Youtube, mostrando como fazê-lo. Mais completo impossível.

Aliás, muito interessante o canal do Youtube deste professor e criador de brinquedos, o indiano Arvind Gupta. Com trinta anos de profissão, ele cria muitas coisas legais a partir de sucata. Vale conferir o canal, que tem uma produção simples, mas ótimas ideias.

Outras sugestões…

  • Elabore painéis com os personagens do circo (palhaço, mágico, bailarina, trapezista, malabarista etc) e explique cada um deles. Esses painéis podem ser confeccionados em sala de aula com seus alunos.

Resultado de imagem para painel escola circo

  • O jogo de tiro ao alvo “Boca do Palhaço” com caixa de papelão e a imagem de um palhaço confeccionado em cartolina ou papel cartão e brinque com seus alunos.

Resultado de imagem para crianças brincando boca do palhaço

  • Outras brincadeiras que podem ser feitas são: jogo das argolas, mímica, dança da cadeira, bambolê.

Imagem relacionada

  • Mágica das cores: separe alguns vidros transparentes com tampa (de maionese, requeijão, milho), encha-o até a metade com água, e sem que os alunos vejam, passe tinta guache e glitter se quiser, por dentro da tampa, de maneira que não respingue na água. Na hora da mágica, escolha um aluno, peça para escolher um vidro e falar alguma palavra mágica (abracadabra, sim salabim, ócus pócus), depois peça para que chacoalhe o vidro com bastante força. A água irá se misturar com a tinta e mudará a sua cor, realizando assim a mágica.

Sugestões de atividades do Portal Smartkids: