É importante que as crianças conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e muita diversão.
Objetivos:
Com a ajuda das vovós aprende-se novas brincadeiras, e amplia-se o repertório. Resgatamos brinquedos e brincadeiras antigas e comparamos com os atuais. As crianças também tem contato com a leitura e a escrita, através das pesquisas realizadas em diferentes portadores de texto, dos manuais das brincadeiras, confecção de cartazes com as brincadeiras preferidas e as parlendas antigas. Não se esqueça de pedir aos alunos que pesquisem, com seus avós, as brincadeiras de seu tempo, para que possam ensinar aos coleguinhas.
Algumas brincadeiras:
Cinco Marias
Essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia.
Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra. Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas.
Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém. desta vez, pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita.
Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada.
Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.
Pião
Um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e esse sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
Passar anel
Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
Cabra-cega
Depois de determinado espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.
Escravos de Jó
Dois participantes cantam “Escravos de Jó jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.
Roda
Em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações das mesmas. Lembramos de algumas músicas como Ciranda-cirandinha, A linda rosa juvenil, A galinha do vizinho, A canoa virou, Eu entrei na roda, Cachorrinho está latindo, O meu chapéu tem três pontas, Pai Francisco, Pirulito que bate-bate, Samba lelê, Se esta rua fosse minha, Serra serra serrador, entre outras.
Amarelinha
Risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se
com um pé só, dentro de cada quadrado.
Bolinha de gude
Essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
Elefante colorido
Crianças e avós devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: “Elefante colorido”. E as outras perguntam: “De que cor?”. O mestre escolhe uma cor e todos devem tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Texto adaptado de: http://www.jornalahora.com.br/2017/07/22/brincadeiras-do-tempo-da-vovo/
Atividades
O projeto proporciona contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para receber as vovós dos nossos pequenos do Interação. Mas o mais importante é que as crianças aprenderam brincando e resgataram um pouco da nossa cultura através das experiências das avós.
Vovós na escola
Podemos convidar as vovós para passarem um período na escola com seus netos. Podemos combinar com algumas delas para ensinar algo que elas sabem fazer as outras vovós e/ou aos alunos. Ex: tricô. crochê, culinária, musiquinhas infantis, brinquedos, quadrinhas, etc… Os alunos podem declamar poesias, apresentarem esquetes teatrais, distribuírem cartões, fazerem jogos de integração com as avós e deliciarem-se com a culinária.
IMAGEM DESTACADA: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/floral”>Floral vetor criado por brgfx – br.freepik.com</a>