Objetivos
• Desenvolver os conhecimentos a respeito das operações matemáticas;
• Aprender a utilizar o dinheiro para realizar compras, vendas e conferir o troco;
• Compreender a organização de um supermercado e suas seções de produtos;
• Desenvolver o vocabulário e trabalhar a ortografia dos nomes dos produtos;
• Aprender a formular uma lista de compras;
• Construir uma ligação entre os conceitos matemáticos e sua aplicação prática na vida.
1ª Etapa: Conhecendo o dinheiro
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
• Leve para a sala de aula cédulas e moedas e proponha aos alunos que analisem o dinheiro (números/valor), cor, tamanho das moedas, animais das cédulas, ordem crescente e comparação (maior/menor).
2ª Etapa: Elaborando um mini mercado
• Entregue para os alunos pequenos pedaços de papel para que eles criem fichas com o nome do produto, imagem e valor. Pode-se utilizar imagens da Internet ou encartes de mercado;
• Auxilie-os a construir o nome dos produtos, fazendo intervenções de escrita quando achar necessário, além de orientá-los a respeito das seções correspondentes no supermercado, organizando os produtos de acordo com cada seção;
• Durante a brincadeira de compra as crianças deverão utilizar o dinheiro de papel para representar o valor dos produtos e o troco correspondente;
• Os alunos podem também elaborar uma lista de compras para assim conseguir calcular o valor da compra de mais de um produto;
• Alguns alunos serão os vendedores e outros os compradores.
Modelo de ficha dos produtos:
Modelo da lista de compras:
3ª Etapa: Selecionando os produtos de acordo com a lista apresentada
• Na sala de informática solicite que os alunos acessem o site, indicado no link 5.
Para usar o programa, eles deverão:
• Eles devem: , então, selecionar o ícone menino ou menina para iniciar as compras. Clicar em “avançar” e preencher os dados (nome, turma, série e escola);
• Selecionar no caixa eletrônico a quantidade necessária de dinheiro. Observe a lista de compras e o limite máximo que podem sacar. Clique nos números e depois em “OK”;
• Observar a lista e adicionar os produtos ao carrinho;
• Clicar no produto e arrastar para dentro do carrinho. Todos os produtos adicionados ao carrinho irão aparecer no campo “Conteúdo do carrinho”;
• Se precisar, pode utilizar a calculadora para realizar os cálculos.
• Ao finalizar as compras clique em “avançar”.
,
• Verificar o total das compras e se o dinheiro que possuem foi suficiente. Caso tenha sido suficiente, solicite ao aluno que calcule quanto irá sobrar. Caso tenha ultrapassado solicite ao aluno que calcule quanto falta de dinheiro;
• Clique em “Ok” para finalizar o jogo.
4ª Etapa: Supermercado Virtual
• Em seguida, deixe com que os alunos joguem outro jogo que está no site indicado no link 6:
• Eles deverão selecionar uma lista para começar o jogo.
• Observe os produtos da lista e identifique as seções correspondentes (enlatados, massas, biscoitos e doces, material de higiene, material de limpeza, grãos e refinados, condimentos, frios e laticínios, padaria, açougue, congelados, feira, etc);
• Clique no ícone do carrinho para iniciar as compras.
• Utilize as setas do teclado para se locomover no supermercado.
• Caso tenha esquecido a quantidade é só clicar no carrinho que abrirá uma tela com as informações.
• Clique no ícone “Lista de compras” para verificar a lista de produtos e a quantidade necessária.
• Clique em “Produtos no carrinho” para verificar os produtos que estão no carrinho. Lembre-se de verificar o dinheiro que tem disponível para as compras.
• Caso o aluno tenha dificuldade para memorizar, ele poderá fazer uma lista das compras em um papel;
• Para retornar as compras clique em “voltar”;
• Se locomova com o carrinho pelo supermercado e selecione a seção desejada para realizar as compras.
• Clique no produto desejado para verificar as informações. Observe a quantidade, o valor, a data de fabricação e sua validade. Se o produto estiver fora da validade não deverá ser comprado.
• Selecione a quantidade desejada;
• Clique em “comprar” para adicionar o produto ao carrinho.
• Ao completar a lista de compras leve o carrinho até o caixa para realizar o pagamento e conferir se cumpriu tudo que foi solicitado.
• Aparecerá o total das compras. Solicite ao aluno que calcule o quanto terá de troco.
5ª Etapa: Avaliação
Observar se o aluno:
• Compreendeu o sistema monetário brasileiro (cédulas e moedas);
• Conseguiu realizar os cálculos corretamente;
• Utilizou corretamente o dinheiro para comprar as mercadorias;
• Conseguiu verificar/calcular o troco;
• Compreendeu a organização dos produtos em um supermercado;
• É capaz de diferenciar os produtos do supermercado e sabe nomeá-los.
Materiais Relacionados
1. Plano de aula de Matemática: O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do real;
2. Jogo de memória;
3. Canal Kids : História do dinheiro;
5. Jogo;
Arquivos anexados
IMAGEM DESTACADA: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/ouro”>Ouro vetor criado por upklyak – br.freepik.com</a>