DOWNLOAD EM PDF DO LIVRO CLICANDO AQUI
Série: Educação infantil e 1° ano do ensino fundamental
Tempo previsto: 2 dias
Eixos: Leitura e Oralidade/Números e Operações
Direitos de Aprendizagem:
– Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor e crianças;
– Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
– Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade);
– Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
– Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade;
– Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas;
– Desenvolver habilidades de escuta através de histórias, despertando o gosto pela leitura;
– Observar e identificar o personagem como um dos Mitos do nosso Folclore;
– Desenvolver:
1 – Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e ilustração;
2 – Rimas, sonoridade, sílabas;
3 – Contagem, a sequência numérica, a adição e subtração através de cenas da história de maneira prazerosa e criativa.
Introdução:
Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos aprendendo a contar.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:
Tatiana Belink foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.
Livro: Os dez sacizinhos
Autora: Tatiana Belink
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Paulinas
Série Estação Criança
Sinopse:
Aqui está uma brincadeira matemática de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes, como ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras… Prêmios: Altamente Recomendável FNLIJ – Categoria Criança (1998) FNLIJ – Melhor ilustração (1998) Prêmio Jabuti (1999).
1 – Antes da leitura: (Antecipação)
– Sobre o que vocês acham que a história falará?
– Como será este personagem?
– O que ele faz?
– Será que eles são diferentes uns dos outros?
2 – Durante a leitura:
– Apresentar o livro para as crianças: Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um Saci?
– Leitura do livro.
3 – Após a leitura: (Visualização)
– Como eram os personagens da história?
– O que eles faziam?
– O que aconteceu com eles?
– Você gostou do final da história?
– Alguém já conhecia esses personagem? Como ele é? O que ele faz?
– De que a história fala?
– Quantos eram os sacizinhos?
– O que aconteceu com eles?
– Como eles sumiam?
– O que aconteceu no final da história?
– Qual a parte da história você mais gostou?
4 – Reconto da história:
– Com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história).
5 – Ilustração:
– Desenhar a parte da história que mais gostou.
6 – Receita para pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um Saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você…
Português
1 – Trabalhando palavras do texto: trabalhar com palavras mais fáceis para as crianças – mostrar fichas com as palavras e as crianças deverão identificá-las através da leitura, registrar no caderno:
SACI DEZ BISCOITO FOGO
2 – Listar outras palavras que comecem como as escritas acima: deixar que as crianças falem, registrar no quadro e caderno.
3 – Identificando rimas: algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com sons iguais? Falar as palavras para as crianças tentarem identificar. Listar no quadro para as crianças registrarem nos cadernos.
Matemática
1 – Numerais (oral):
– São quantos sacizinhos?
– Quantos iam saindo de cada vez?
– Quantos ficaram?
2 – Escrita dos numerais:
– Números e nomes com letra cursiva (registro no caderno).
3 – Probleminhas:
– Eram 2 sacizinhos, 2 chegaram para o almoço. Quantos ficaram?
– Eram 3 sacizinhos na fila, chegou mais 1. Quantos ficaram?
– Eram 5 sacizinhos na fila, 3 sairam para passear. Quantos ficaram?
– Eram 4 sacizinhos, 3 sairam para viajar. Quantos ficaram?
Avaliação:
– Contínua e processual.
JOGO SACI NA GARRAFA
Objetivos:
– Perceber que a matemática também está presente na história;
– Realizar a sequência numérica de 1 até 10;
– Aprimorar a ideia de subtração e adição através da história;
Duração das atividades:
– 50 minutos;
Conhecimentos prévios:
– Escrita de numeração até 10;
Estratégias e recursos:
– Dividir a turma em grupos. Cada criança receberá uma cartela com 10 sacizinhos. Cada jogador deverá jogar o dado e colocar na garrafa a quantidade de Sacis correspondentes ao número sorteado no dado. Vence aquele grupo que todos colocarem todos os Sacis na garrafa.