O fator “pobreza na aprendizagem”, é uma realidade tanto na América Latina e Caribe (onde o percentual de crianças impactadas é de 51%) quanto global (53%). Pobreza na aprendizagem é a denominação da falta de capacidade de entender o que se lê. Diante disso, projetos educacionais como o de Sobral (CE) mostram que, quando se quer melhorar, se consegue e os resultados aparecem.
De acordo com o prefeito Ivo ferreira Gomes, sobre a metodologia utilizada:
Começamos a mostrar aos professores como ensinar as crianças a ler, porque isso não é fácil, não é um instinto. É uma criação, um treinamento humano. É necessário ter objetivos para que cada criança possa ler pequenas histórias aos 7 anos de idade. Esse é o nosso critério para definir que uma criança consegue ler e entender. Para isso, as avaliamos a cada semestre. É um trabalho árduo, mas necessário e agora faz parte da rotina.
Durante a avaliação, colocamos os alunos para ler uma palavra, depois uma frase, um parágrafo e uma pequena história com perguntas de interpretação. Enquanto isso, as gravamos. Dessa forma, podemos garantir que eles entendam, porque se você não entende a mensagem do texto, não aprende. Também medimos a velocidade de leitura. Para entender a mensagem, você deve ler a uma certa velocidade, certa quantidade de palavras por minuto, porque se você não tiver uma certa velocidade, estará mais focado em juntar as palavras e não na própria mensagem.
Quando as crianças não passam na avaliação, são enviadas para aulas extras no período da tarde na mesma escola; cada criança recebe tratamento individual, pois tem necessidades diferentes. Precisamos saber se algo está acontecendo em casa, se eles têm alguma necessidade clínica, talvez precisem de óculos ou tenham um problema de aprendizagem. Essa é uma das principais responsabilidades em Sobral. Tratamos cada criança como um sujeito de direito.
Ainda segundo o prefeito:
Professores. Eles são o ativo mais importante, estão no centro do sistema educacional, são fundamentais. Sem professores felizes, amorosos e bem preparados, não teremos uma boa educação. Temos que fazer todo o possível para gerar um contexto apropriado ao ensino para eles. Temos um programa permanente para ensinar os professores diariamente: existe uma escola de ensino em Sobral para os professores. Eles dedicam 20% do seu tempo semanal para se requalificar, recebem informações atualizadas e ganham dinheiro extra pelos resultados alcançados no fim do ano com os alunos.
Reajuste salarial dos professores da rede municipal de Sobral é um dos maiores do Ceará
Link da notícia completa: http://www.sobral.ce.gov.br/informes/principais/reajuste-salarial-dos-professores-da-rede-municipal-de-sobral-e-um-dos-maiores-do-ceara
Prefeitura de Sobral concede abono salarial para 1.464 professores nesta terça-feira (15/01)
“A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, deposita, nesta terça-feira (15/01), na conta de 1.464 profissionais do magistério (efetivos, temporários, diretores, vices e coordenadores pedagógicos) um abono salarial, resultante da divisão das “sobras” dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2018. Cada profissional receberá, em média, R$ 1.780,00, conforme anúncio realizado nesta quarta-feira pelo prefeito Ivo Gomes.”
Matéria completa em: http://www.sobral.ce.gov.br/informes/principais/prefeitura-de-sobral-concede-abono-salarial-para-1-464-professores-nesta-terca-feira-15-01