A formatura em Educação Infantil nada mais é do que um rito de passagem, como serão o final do Ensino Fundamental, do Ensino Superior e da Graduação, acompanhando a vida escolar. Costuma-se fazer uma celebração devido a essa mudança de status de alguém dentro de seu grupo social, o que pode acontecer também na hora do nascimento, no batizado, quando a menina menstrua pela primeira vez, no casamento etc.
Como parte das práticas culturais de muitos grupos sociais, é humano e bastante natural que adultos e crianças desejem celebrar esses momentos considerados significativos em suas vidas, e que jamais se repetirão.
É aceitável e comum, também, que adultos e crianças sofram juntos quando há uma mudança de turno, de turma, de escola e, também, o fechamento de um ciclo, como o de Educação Infantil.
Nesse contexto de afeto, de emoção e de crescimento, o que dizer das instituições e das famílias que buscam celebrar esse rito de passagem e da forma como acontecem essas comemorações? Não podemos generalizar, mas algumas escolas investem em festas-espetáculo como chamarizes para receber novos alunos, para atender as expectativas dos pais (muitos valorizam esse tipo de celebração), para robustecer as vaidades da sua instituição no mercado, para investir num tipo de consumismo que empobrece a vida de crianças e de adultos.
Vamos refletir sobre o sentido dessas festas, para a vida das crianças, e tudo o que costumamos ver acontecer, em geral, produzido em nome delas, sem ouvi-las, sem respeitá-las.
Download em PDF após as imagens:
Os materiais contidos aqui são gratuitos para uso pessoal e o uso indevido poderá acarretar em consequências legais.
PLACAS MINHA 1ª FORMATURA – DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI
Ideias de planejamentos, apresentações, músicas e diploma para Formatura na Educação Infantil!
Volta às aulas: recados para cadernos no início do ano letivo!