Falamos muito sobre a prevenção do coronavírus com nossos alunos… mas chegou a hora mais aguardada. A vacinação está avançando e está na hora de começar a falar da vacina!
Apesar de as crianças ainda não estarem em foco na vacinação, conscientizá-las pode também conscientizar seus familiares que estão em idade para vacinação.
Existem muitas conspirações e fake news, e acredito que como educadores(as), em meio a tudo que passamos, prestes ao retorno presencial ou já trabalhando presencialmente, precisamos conscientizar, para nosso bem e o bem comum.
CONHEÇA A HISTÓRIA:
ATENÇÃO: CONTEÚDO PARA USO PESSOAL E PEDAGÓGICO. VENDA OU DISTRIBUIÇÃO PROIBIDA. SE QUISER COMPARTILHAR A HISTÓRIA, COMPARTILHE ESSE POST OU O VÍDEO DO YOUTUBE.
DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI
MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINA:
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
VACINAS SÃO SEGURAS E EFICAZES
As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.
Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa.
VACINAS CERTAS PARA CADA FASE
Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico.
REFERÊNCIAS
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/importancia-da-vacinacao