Onde trabalha o pedagogo?

destaque-site-1.pngPedagogia é a ciência que estuda e reflete a Educação como um todo e atua para melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

 

O pedagogo pode atuar em Creches e Escolas, públicas ou privadas, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e na Gestão Escolar; na Educação Especial; Produção de Materiais Pedagógicos; Orientação Pedagógica; em Empresas e Hospitais.

Algumas funções, é claro, exigirão uma especialização na área, além do curso de Pedagogia. Conheça algumas das áreas de atuação do pedagogo que não são Escola:

PEDAGOGIA HOSPITALAR

É uma nova área de atuação pedagógica fora dos âmbitos educacionais comuns que assegura os direito que todos possuem à educação, principalmente aqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola em virtude de sua hospitalização, conforme a Resolução nº. 41 de outubro de 1995, no item 9, o qual salienta o “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar”. E, para tanto, busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. A Pedagogia Hospitalar  possui componentes como a brinquedoteca, a classe hospitalar, e os profissionais atuantes, que  contribuem no atendimento das crianças pertencentes ao contexto hospitalar.

O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos. A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.

A Pedagogia Hospitalar e seus segmentos têm grande importância no desenvolvimento da criança enferma, todavia, há um longo percurso a ser percorrido para que essa nobre tarefa conquiste seu espaço e real conhecimento por toda a sociedade.

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades.

Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função. O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas sólidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

O orientador deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

Apesar de essas funções do orientador serem essenciais no processo de ensino e aprendizagem, nem sempre as escolas contam com esse profissional em sua equipe. Com ou sem ele, no entanto, o trabalho não pode deixar de ser feito. Da mesma maneira que uma escola sem coordenador pedagógico não deixa de planejar as situações didáticas, uma escola sem orientador educacional não deixa de se preocupar com a formação cidadã de seus alunos. Essa missão deve ser cumprida pelo diretor, coordenador e também pelos professores.

Em resumo, o que faz o orientador educacional?

  • Orienta os alunos em seu desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos;
  • Orienta, ouve e dialoga com alunos, professores, gestores e responsáveis e com a comunidade;
  • Participa da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola;
  • Ajuda o professor a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles;
  • Ajuda o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
  • Medeia conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade;
  • Conhece a legislação educacional do país;
  • Circula pela escola e convive com os estudantes.

Estas são apenas algumas das atuações, a Pedagogia tem amplas possibilidades, ainda mais aliada a especializações.