facebook
O Espaço Educar Logo

Página criada para educadores(as). Informações, dicas e materiais para auxílio da rotina docente.

Andragogia: o que é?

A Pedagogia foi pensada e desenvolvida com foco no ensino para crianças, para tanto, sua aplicação não é satisfatória nem adequada ao ensino de jovens e adultos. A Andragogia é uma vertente educacional que busca compreender o adulto, é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade, da chamada escola da vida. Os alunos adultos buscam desafios e soluções de problemas que modificam suas vidas, buscando a realidade acadêmica como realização profissional e pessoal. Adultos aprendem melhor quando o assunto é de valor imediato e prático.. Nesta tabela, estão as distinções entre estas ciências:

Os focos desta vertente educacional:
Necessidade 
Os adultos são estimulados a aprender conforme vivenciam as necessidades que a aprendizagem satisfará. Portanto, o curso ou treinamento deve ser relevante, deve estar relacionado com as atividades profissionais e contribuir para a solução de problemas reais.
Autonomia 
Os aprendizes adultos têm forte necessidade de se autodirigir, de decidir quando, como e o que querem aprender. Porém, nem todos os adultos aprendem da mesma forma. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade. Portanto, dentro dos princípios da andragogia, deve-se prever as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.
Experiências prévias
Os adultos gostam de compartilhar suas experiências e conhecimentos acumulados. Os relatos podem servir como base para a construção de novos conhecimentos.
Interatividade
A interação entre os aprendizes e com o multiplicador é essencial para a qualidade da aprendizagem. Para isso, é preciso que haja o estímulo de situações interativas, como discussões, debates, atividades em grupo,cases e jogos.
Segurança e respeito
Os adultos tendem a ter orgulho de si mesmos, de suas conquistas, experiências e conhecimentos, e não gostam de se sentir expostos perante outras pessoas. O clima de aprendizagem deve ser acolhedor, respeitoso e seguro durante todo o treinamento, evitando intimidações e constrangimentos. Geralmente, no início de um treinamento os adultos adotam uma postura reservada até perceberam que o ambiente não é “ameaçador”. Pessoas tímidas levam mais tempo para ficarem à vontade.
Reflexão 
Os aprendizes devem ter a oportunidade de praticar os novos conhecimentos e de refletir sobre sua prática, analisar e avaliar seu próprio desempenho. Só assim poderão descobrir novas perspectivas e opções de aprimoramento. Nesse sentido, o feedback do instrutor ou dos colegas é muito valioso.

Imagem destacada: Café foto criado por freepik – br.freepik.com