Plano de Aula “O circo das palavras e suas relações” para Ensino Fundamental

Título: O circo das palavras e suas relações

O que o aluno poderá aprender com esta aula: Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).

Duração das atividades: A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados: O  circo e seus elementos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.

1° momento: Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.

Integrantes do circo:

  • No circo tem!…………….

(uma  criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante.  São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.

Ações dos integrantes do circo:

  •  O palhaço faz………………………………; o equilibrista ……………………;  o trapezista……………………………. ; o mágico…………

Produtos vendidos no circo:

  •  No circo compramos …………………………………………………….

Atividade 2: Elaborar uma história em quadrinhos.

1° Momento: O(a) professor(a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:

  • combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
  • explica que a história vai ser desenhada;
  • escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
  • cria um nome para o palhaço;
  • ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
  • elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?)
  • cada criança desenha um personagem;
  • entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões;
  • o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
  • as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.

Obs: não entram as onomatopeias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.

Atividade 3: fazer leitura de tirinhas.

1° Momento: Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:

  • descrevem os personagens (características físicas e visuais)
  • falam das expressões dos personagens;
  • observam as expressões e apontam quem está falando;
  • supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
  • o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha.
Avaliação

Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:

  • destacar as características dos integrantes do circo;
  • destacar as funções do circo;
  • ler mesmo antes da leitura convencional.

Imagem destacada: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/desenho-animado”>Desenho animado vetor criado por brgfx – br.freepik.com</a>