Título: O circo das palavras e suas relações
O que o aluno poderá aprender com esta aula: Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).
Duração das atividades: A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados: O circo e seus elementos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.
1° momento: Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.
Integrantes do circo:
-
No circo tem!…………….
(uma criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante. São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.
Ações dos integrantes do circo:
-
O palhaço faz………………………………; o equilibrista ……………………; o trapezista……………………………. ; o mágico…………
Produtos vendidos no circo:
-
No circo compramos …………………………………………………….
Atividade 2: Elaborar uma história em quadrinhos.
1° Momento: O(a) professor(a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:
-
combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
-
explica que a história vai ser desenhada;
-
escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
-
cria um nome para o palhaço;
-
ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
-
elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?)
-
cada criança desenha um personagem;
-
entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões;
-
o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
-
as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.
Obs: não entram as onomatopeias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.
Atividade 3: fazer leitura de tirinhas.
1° Momento: Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:
- descrevem os personagens (características físicas e visuais)
- falam das expressões dos personagens;
- observam as expressões e apontam quem está falando;
- supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
- o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha.
Avaliação
Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:
- destacar as características dos integrantes do circo;
- destacar as funções do circo;
- ler mesmo antes da leitura convencional.
Imagem destacada: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/desenho-animado”>Desenho animado vetor criado por brgfx – br.freepik.com</a>