Ensino Fundamental Anos Iniciais
Objetivos:
- Identificar a leitura como fonte de prazer;
 - Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam (os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas);
 - Desenvolver a linguagem e a expressão oral;
 - Participar de atividades que se relacionam ao universo poético e as infinitas possibilidades de palavras, vocabulário e texto;
 - Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas;
 - Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
 - Desenvolver habilidades motoras através de recorte e colagem.
 
1ª Etapa: Apresentação do poema: As borboletas, de Vinícius de Moraes
Também temos a versão lacunada do texto:
Converse com os alunos sobre o poema recitado, peçam que observem os sentimentos, as rimas. Pode solicitar também que eles:
- Reconheçam palavras do texto.
 - Interpretem de forma oral e escrita.
 - Façam um acróstico com a palavra “Borboletas”.
 - Interpretar o poema com os alunos: quem é o autor? Qual é o título? Sobre o que ele fala?
 - Questionar os alunos sobre o nascimento da borboleta e anotar as hipóteses levantadas por eles.
 
2ª Etapa: Leitura de um livro, a sugestão é “Menina bonita do laço de fita”:

Faça uma roda de conversa sobre o livro e levante as diferenças textuais entre a história e o poema.
3ª Etapa: Ciências: vídeo da metamorfose
1 – Assista ao vídeo “As Borboletas”:
2 – Confira o vídeo “Cocoricó – A metamorfose da Borboleta”:
Se possível, apresente o vídeo sugerido no link 1, faça a roda de conversa sobre o vídeo e peça que escrevam sobre a metamorfose da borboleta. Você pode sugerir também a produção de um desenho das etapas e que pintem o desenho de acordo com as cores mencionadas.
4ª Etapa: Ciências: metamorfose
Apresente aos alunos o ciclo de vida da borboleta:
Com diversos tipos de macarrão é possível montar o ciclo da borboleta. Você pode propor a escrita espontânea das fases da metamorfose.

5ª Etapa: Arte
Proponha a produção de uma borboleta. Uma sugestão é: dobrando uma folha sulfite ao meio, em um dos lados pingue guache com as cores das borboletas do poema, fecha a folha e com a mão vai-se espalhando as cores e tentando fazer o movimento como se estivesse desenhando uma borboleta. Quando se abre a folha tem um desenho simétrico e com misturas de cores e formatos diferentes de borboletas.


6ª Etapa: Apresentação aos pais
Proponha um painel para apresentação aos pais dos trabalhos realizados e recitação do poema.
    
      

