Plano de aula para o dia Internacional da Poesia (21/03): “As borboletas, de Vinícius de Moraes”

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Objetivos:
  • Identificar a leitura como fonte de prazer;
  • Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam (os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas);
  • Desenvolver a linguagem e a expressão oral;
  • Participar de atividades que se relacionam ao universo poético e as infinitas possibilidades de palavras, vocabulário e texto;
  • Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas;
  • Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
  • Desenvolver habilidades motoras através de recorte e colagem.

1ª Etapa: Apresentação do poema: As borboletas, de Vinícius de Moraes

Também temos a versão lacunada do texto:

Converse com os alunos sobre o poema recitado, peçam que observem os sentimentos, as rimas. Pode solicitar também que eles:

  • Reconheçam palavras do texto.
  • Interpretem de forma oral e escrita.
  • Façam um acróstico com a palavra “Borboletas”.
  • Interpretar o poema com os alunos: quem é o autor? Qual é o título? Sobre o que ele fala?
  • Questionar os alunos sobre o nascimento da borboleta e anotar as hipóteses levantadas por eles.

2ª Etapa: Leitura de um livro, a sugestão é “Menina bonita do laço de fita”:

Resultado de imagem para plano de aula menina bonita do laço de fita

Faça uma roda de conversa sobre o livro e levante as diferenças textuais entre a história e o poema.

3ª Etapa: Ciências: vídeo da metamorfose

1 – Assista ao vídeo “As Borboletas”:

2 – Confira o vídeo “Cocoricó – A metamorfose da Borboleta”:

Se possível, apresente o vídeo sugerido no link 1, faça a roda de conversa sobre o vídeo e peça que escrevam sobre a metamorfose da borboleta. Você pode sugerir também a produção de um desenho das etapas e que pintem o desenho de acordo com as cores mencionadas.

4ª Etapa: Ciências: metamorfose

Apresente aos alunos o ciclo de vida da borboleta:

Com diversos tipos de macarrão é possível montar o ciclo da borboleta. Você pode propor a escrita espontânea das fases da metamorfose.

5ª Etapa: Arte

Proponha a produção de uma borboleta. Uma sugestão é: dobrando uma folha sulfite ao meio, em um dos lados pingue guache com as cores das borboletas do poema, fecha a folha e com a mão vai-se espalhando as cores e tentando fazer o movimento como se estivesse desenhando uma borboleta. Quando se abre a folha tem um desenho simétrico e com misturas de cores e formatos diferentes de borboletas.

6ª Etapa: Apresentação aos pais

Proponha um painel para apresentação aos pais dos trabalhos realizados e recitação do poema.