Coleção Vaga-lume: relembre alguns dos títulos mais populares da coleção de livros que marcou a infância e a juventude de muitos brasileiros

Era início dos anos 70. Um vaga-lume usando boina e tênis estampava todos os livros da série Vaga-Lume, da Editora Ática, que, por sua vez, estavam presentes nas estantes de todo o Brasil. Luminoso – o nome do vaga-lume em questão – apresentava os enredos dos mais de 70 livros lançados pela editora, se utilizando de expressões como “tudo joinha?” e “supimpa!”.
A Coleção Vaga-lume se tornou a principal referência literária de pelo menos três gerações de crianças e jovens. Entre as obras que integram a seleção, estão as três mais vendidas: “A Turma da Rua Quinze” (1990), de Marçal Aquino; “A Ilha Perdida” (1973), de Maria José Dupré; e “O Escaravelho do Diabo” (1974), de Lúcia Machado de Almeida.
Essa coleção de livros foi lançada pela editora Ática em 1973, para o público infanto-juvenil e rapidamente se tornou popular, principalmente por seu uso em escolas. A coleção possui mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos.
O último livro “O Mestre dos Games”, de Afonso Machado, foi publicado em 2008. Em 2015, entretanto, os 10 primeiros títulos foram relançados com novo projeto gráfico.
Apresentamos aqui alguns títulos que prometem altas doses de nostalgia:

O Gigante de Botas (1974), Ofélia e Narbal Fontes
Posts Criados 353

3 thoughts on “Coleção Vaga-lume: relembre alguns dos títulos mais populares da coleção de livros que marcou a infância e a juventude de muitos brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo