JUSTIFICATIVA:
É importante que desde de cedo as crianças possam conhecer e participar de diversas brincadeiras, jogos, cantigas de roda, sons mímicas, gestos, resgatando o prazer de explorar e interagir com os colegas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
Construir regras através dos jogos e brincadeiras;
Promover momentos lúdicos de integração através das brincadeiras;
Reconhecer e utilizar as expressões faciais e corporais para expressa-se nas brincadeiras;
Explorar possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras, percebendo sons corporais e musicais;
Reproduzir sons utilizando o corpo ou instrumentos musicais;
Promover atividades que desenvolvam atenção, concentração e momentos de tranquilidade;
Comparar os diversos tipos de jogos e brincadeiras;
Construir a noção de cuidado, respeito e valorização com o outro e consigo.
CONTEÚDOS:
Gestos, expressões faciais;
Expressões corporais;
Movimentos corporais;
Danças;
Mimicas;
Cantigas de roda;
Atividades rítmicas e imitações;
Jogos e brincadeiras.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como podemos trabalhar as atividades recreativas, contemplando as necessidades e interesses da criança em resgatar as brincadeiras e cantigas folclórica?
DESENVOLVIMENTO:
Conversa com o grupo levantando os questionamentos; – Você acha importante brincar?
– Podemos brincar junto com os colegas? – Pra que serve os jogos e brincadeiras?
– Quais as brincadeiras que você mais gosta?
Organizar um painel com as brincadeiras que mais gostam..
Proporcionar brincadeiras como a Dança da cadeira, caçar o ursinho, passar o anel, e outras que possibilitem a participação de todo o grupo de crianças;
Brincar com jogos de montar em grupo;
Brincadeiras de roda: Pai Francisco, ciranda cirandinha, a moda da carochinha, etc..
Brincadeiras cantadas como: Marcha soldado, Trem de ferro, Sambalelê, Meu galinho, Meu galinho,
Borboletinha, e outras canções e músicas que possam ser dramatizadas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação sera através da participação, do interesse e iniciativa das crianças durante a realização das atividades, para que ao final do projeto as crianças consigam interagir, participar e ouvir os colegas. Onde as brincadeiras e jogos ocorram de forma sociável e tranquila no coletivo.
Veja nesse post muitas brincadeiras para relacionadas ao Projeto:
De A a Z: Dicionário com 100 Brincadeiras para realizar com seus alunos
SUGESTÕES DE MÚSICAS:
IMAGEM DESTACADA: Floral vetor criado por brgfx – br.freepik.com