Projeto para Ed. Infantil e Ensino Fundamental: resgate de brincadeiras de cantiga e de roda

JUSTIFICATIVA:
É importante que desde de cedo as crianças possam conhecer e participar de diversas brincadeiras, jogos, cantigas de roda, sons mímicas, gestos, resgatando o prazer de explorar e interagir com os colegas.

      Diversos jogos e brincadeiras infantis que propiciam o desenvolvimento da imaginação, colaboração e socialização ajudando a criança compreender o mundo nas diferentes linguagens.
OBJETIVO  GERAL:
     Resgatar brincadeiras e cantigas de roda através de atividades recreativas que propiciem o movimento, o conhecimento,  a participação ativa na construção de valores e interação entre a criança e o outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
Construir regras através dos jogos e brincadeiras;
Promover momentos lúdicos de integração através das brincadeiras;
Reconhecer e utilizar as expressões faciais e corporais para expressa-se nas brincadeiras;
Explorar possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras, percebendo sons corporais e musicais;
Reproduzir sons utilizando o corpo ou instrumentos musicais;
Promover atividades que desenvolvam atenção, concentração e momentos de tranquilidade;
Comparar os diversos tipos de jogos e brincadeiras;
Construir a noção de cuidado, respeito e valorização com o outro e consigo.

CONTEÚDOS:
Gestos, expressões faciais;
Expressões corporais;
Movimentos corporais;
Danças;
Mimicas;
Cantigas de roda;
Atividades rítmicas e imitações;
Jogos e brincadeiras.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Como podemos trabalhar as atividades  recreativas, contemplando as necessidades e interesses da criança em resgatar as brincadeiras e cantigas folclórica?

DESENVOLVIMENTO:
Conversa com o grupo levantando os questionamentos; – Você acha importante brincar?
– Podemos brincar junto com os colegas? – Pra que serve os jogos e brincadeiras?
– Quais as brincadeiras que você mais gosta?
Organizar um painel com as brincadeiras que mais gostam..
Proporcionar brincadeiras como a Dança da cadeira,  caçar o ursinho, passar o anel, e outras que possibilitem a participação de todo o grupo de crianças;
Brincar com jogos de montar em grupo;
Brincadeiras de roda: Pai Francisco, ciranda cirandinha, a moda da carochinha, etc..
Brincadeiras cantadas como: Marcha soldado, Trem de ferro, Sambalelê, Meu galinho, Meu galinho,
Borboletinha, e outras canções e músicas que possam ser dramatizadas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação sera através da participação, do interesse e iniciativa das crianças durante a realização das atividades, para que ao final do projeto as crianças consigam interagir, participar e ouvir os colegas. Onde as brincadeiras e jogos ocorram de forma sociável e tranquila no coletivo.

Veja nesse post muitas brincadeiras para relacionadas ao Projeto:

De A a Z: Dicionário com 100 Brincadeiras para realizar com seus alunos

SUGESTÕES DE MÚSICAS:

IMAGEM DESTACADA: Floral vetor criado por brgfx – br.freepik.com