Brincadeiras calmas para sala de aula

Separamos aqui algumas brincadeiras que inseridas diariamente na rotina escolar, naqueles minutinhos que sobram antes do lanche ou antes da saída, além de ocupar o tempo livre, podem estimular o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Chamamos de “calmas” pois elas não exigem grande movimentação, necessitam de concentração e atenção. Confira:

1. Passe a argola:

Objetivos: cooperação, concentração, coordenação motora fina, fortalecimento dos músculos da face, atenção visual.

Material: canudos ou palitos para cada criança. 1 argola (pode ser aquela parte que se solta da tampinha da garrafa, ou uma argola feita com papel torcido e encapado com fita adesiva).

Idade: a partir dos 3 anos.

Como brincar: Coloque as crianças sentadas em círculo. Entregue um canudo ou palito para cada criança. As crianças devem passar a argola para o colega do lado apenas usando o palito. Ou seja de palito pra palito. Quando cair a argola a criança pode ter que cantar uma música ou falar uma palavra como uma fruta, ou um animal. Para crianças maiores, desafie-as a segurarem o canudo ou palito com a boca e passar a argola desde modo.

2. Quem tem o chocalho:

Objetivos: percepção auditiva, atenção, capacidade de fazer silêncio, noção de localidade, autocontrole.

Material: um chocalho (pode ser os feito com garrafas ou até um brinquedo de bebê)

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: Coloque as crianças sentadas em círculo com uma criança ao meio. Enquanto essa esta com os olhos fechados a professora entrega o chocalho para uma das crianças do círculo que o deve esconder nas costas. Todas as outras crianças devem estar também com as mãos para trás. Quando a criança abrir os olhos, se sacode o chocalho e a criança tem que descobrir quem está com o chocalho, seguindo apenas seu som. Se acertar, outra criança vai para o centro e a brincadeira continua.

3. Passe a bola:

Objetivos: atenção motora, cooperação, atenção auditiva, agilidade, firmeza ao pegar a bola, lateralidade.

Material: 1 bola

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: Com as crianças sentadas em círculo, elas passam de mão em mão uma bola. Ao sinal da professora a bola deve mudar de direção. E assim a bola vai mudando de passar da direita para a esquerda e vice-versa. Para crianças maiores, após esse momento, pode-se colocar duas bolas, cada um passando por um lado. Aumentando a intensidade da concentração e agilidade necessária.

4. Diga uma palavra:

Objetivos: atenção, memória, classificação e categorização, vocabulários, raciocínio rápido.

Material: nada

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: Usando o próprio lugar das crianças nas carteiras ou sentadas em um círculo. A professora diz uma categoria: Diga o nome de um animal, uma palavra que inicie com E, uma palavra com duas sílabas. (use categorias de acordo com o nível de sua turma). Uma criança por vez deve dizer uma palavra diferente dentro da categoria. Se a criança errar ou não souber mais palavras ela pode pagar uma prenda como cantar uma música ou imitar um animal.

5. Pedra, papel e tesoura:

Objetivos: estratégia, atenção, seguir regras, concentração, agilidade, percepção de materiais.

Material: nada

Idade: a partir dos 5 anos.

Como brincar: Divida a turma em duplas ou trios. Ensine a brincadeira e deixe que as crianças brinquem. As crianças podem fazer uma lista com seus nomes e irem marcando pontos toda a vez que ganham, para ao final de um tempo vejam quem ganhou mais vezes.

Regras: As crianças levam uma das mão ao centro da roda. Elas podem por pedra (punho fechado), tesoura (mostrando dois dedos como uma tesoura) ou papel (a palma da mão aberta). Deve-se observar o que cada um colocou ao centro da roda para ver o vencedor da rodada.

Papel enrola pedra, assim ganha de pedra. Tesoura corta papel, assim ganha de papel. Pedra quebra tesoura, assim ganha de tesoura.

6. Desenho no escuro:

Objetivos: percepção corporal, concentração, motricidade fina, noção de localização, visualização mental, desenvoltura, paciência por esperar sua vez.

Material: uma tira larga de tecido escuro, giz e quadro.

Idade: a partir dos 6 anos

Como brincar: Chama uma criança no quadro, cobre-se seus olhos e diz para ela desenhar algo específico. Com os olhos cobertos a criança deve tentar desenhar o que foi pedido. Depois outra criança é chamada e assim por diante. As crianças acham divertido esse desafio.

7. Mímicos:

Objetivos: atenção, estratégia motora, classificação, atenção visual, memória visual, paciência.

Material: nada.

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: Chame uma criança a frente e lhe diga em segredo o nome de um animal, objeto, profissão (de acordo com a categoria que deseja trabalhar). A criança deve representar esse objeto por mímica e os outros devem adivinhar o que é. Quem acertar será o próximo a ser o mímico.

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