8 Portais que oferecem cursos de formação continuada para Professores(as) GRATUITAMENTE

Aproveitando as férias escolares, pesquisamos e listamos aqui alguns cursos e sites excelentes que oferecem cursos e certificados gratuitamente, todos com formações voltadas à rotina docente e que podem contribuir – e muito – com sua prática pedagógica além de mantê-lo(a) atualizado(a)! Visite os sites listados, procure auxílio caso não consiga se cadastrar ou acessar os conteúdos e claro, compartilhe com as amigas essa lista maravilhosa!

1. Curso “Conhecendo Libras” com certificado de 40 horas, pelo Portal da Uníntese

A Uníntese é uma instituição educacional reconhecida por suas propostas inovadoras, com foco na formação de profissionais para diferentes áreas de atuação. Com a finalidade de promover a educação e o desenvolvimento da ciência e da cultura, tem sua sede em Santo Ângelo, no Estado do Rio Grande do Sul e atividades em diversas cidades e Estados do Brasil através de uma rede de parcerias, com ações voltadas à organizações públicas, privadas e pessoas físicas. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e sua qualidade é reconhecida por alunos e órgãos externos.

Acesse ao curso no link: https://portal.ensino.digital/enrol/index.php?id=4

2. Portal de Cursos Abertos – PoCA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCAR)

O Portal de Cursos Abertos – PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

Os cursos disponibilizados no PoCA oferecem uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento, além daquelas voltadas precipuamente para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem. Os cursos são: massivos, pois podem ser cursados por um número muito grande de pessoas; gratuitos, pois não é preciso pagar para cursá-los; online, pois é preciso estar conectado com a Internet; a distância, já que não há previsão de aulas presenciais; abertos, pois qualquer pessoa, no Brasil ou no mundo, pode cursá-los.

A concretização desse projeto foi financiada pela CAPES, por meio do Edital nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste edital foi incentivar a inovação pedagógica, tecnológica e de gestão educacional, por meio de desenvolvimento, aplicação, formação, disseminação e avaliação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação na utilização de TDIC na educação.

A escolha do nome do portal foi feita entre nomes que pudessem ser facilmente lembrados e difundidos. Pensamos em portal de cursos abertos e daí extraímos a sigla PoCA, palavra de origem tupi, da qual deriva o verbo pocar (póka+ar), que significa bater com força, estourar. Decidimos então pela sigla PoCA, pois veio ao encontro de nosso propósito para este portal: provocar mudanças, fazer acontecer. É também uma homenagem a um dos nossos visitantes diários que trazem inspiração e alegria ao ambiente de trabalho, o sabiá-poca, tão presente em todos os recantos da UFSCar, e que remete à liberdade característica dos cursos abertos encontrados neste portal. Foram estas as ideias que orientaram a criação da nossa identidade visual.

São 13 cursos disponíveis na área da Educação! Acesse no link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/index.php?categoryid=6

3. Escola Virtual.Gov – EV.G – Portal Único de Governo para a oferta de capacitação a distância

Cursos on-line abertos e gratuitos de várias áreas de conhecimento de instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento da Administração Pública e sociedade. Este portal é público e oferece cursos de vários segmentos! Para acessar aos cursos disponíveis e inscrever-se entre no link: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos

4. UNESP ABERTA

A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem on-line e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com acesso a Internet no Brasil e no mundo.

É uma iniciativa da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão), juntamente com o IEP³ – Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas, que passa a disponibilizar gratuitamente os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para as iniciativas da Universidade. São conteúdos para estudo sem assessoria pedagógica (tutoria).

Alguns dos cursos não emitem certificado, porém, todos contém um conteúdo riquíssimo que pode contribuir e muito para seus estudos!

Acesse aos cursos no link: https://www.unesp.br/unespaberta

5 – FUNDAÇÃO BRADESCO – ESCOLA VIRTUAL

Criada em 2001, a Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e Educação Básica e Pedagogia.

A arquitetura digital da Escola Virtual favorece a autogestão do estudo, por isso, disponibiliza um ambiente virtual completo e que respeita o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada pessoa.

Nossa missão é possibilitar a aprendizagem ao longo da vida por meio do oferecimento de percursos formativos didaticamente organizados, capazes de gerar engajamento por meio do uso de recursos multimídia e exercícios interativos.

Acesse aos cursos em: https://www.ev.org.br/Cursos

6. SESI/ SENAI

Por meio da educação a distância, modalidade democrática de ensino, as separações geográficas e temporais, antes empecilhos, se transformam em fatores de integração dos profissionais que desejam agregar valor ao currículo.

Isso só é possível porque a produção dos materiais é rigorosamente planejada por uma equipe técnico-pedagógica treinada que prevê todas as informações e recursos a serem utilizados, incentivando a reflexão, o compartilhamento de informações e a experimentação de situações reais.

Além disso, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, o governo, por meio do Ministério da Educação, está cada vez mais rigoroso com as instituições de ensino, que são fiscalizadas quanto às condições físicas dos polos de apoio presencial e à estrutura de suporte aos alunos.

Acesso aos cursos no link:

Home

7. FGV – Portal de cursos online gratuitos
A FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEC – Open Education Consortium. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.
Atualmente são 63 cursos totalmente gratuitos com certificação, confira no link: https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1
8. Fundação Itaú

O ambiente de formação social da Fundação Itaú oferece diversos cursos voltados para Educação e Gestão na Educação, gratuitamente, com certificados. Inclusive curso sobre a BNCC, vale a pena conferir os cursos:

Acesse no link: https://polo.org.br/

TAMBÉM PODE INTERESSAR: