Educação Infantil: Cartazes das vogais, atividades e sugestões para trabalhá-las

Sugestões para trabalhar as VOGAIS:

  •  Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente.
  • Sugestão de história:

  •  Com a participação dos alunos, mencione nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais. Você pode também representar esses objetos, animais, etc na lousa, junto à sua inicial. O visual é muito importante na Alfabetização.
  • Se você gosta de explorar todos os sentidos, pode incluir o tato no ensino das vogais. Existem estratégias muito interessantes com areia colorida. Você pode criar uma caixa (retangular e com profundidade baixa) e desenhar com o dedo a vogal na areia. As crianças irão amar! E possivelmente, se lembrar melhor da letra.
  • É possível trabalhar as cores junto ao ensino das vogais. Você pode atribuir uma cor a cada vogal e realizar atividades práticas de separação de cores/ letras. Por exemplo: você pede para que separem bolinhas coloridas e risca no chão (da cor das bolhinhas a serem reunidas ali) a letra A (amarelas), E (verdes), I (azul)… e assim por diante. Eles irão separar as bolinhas atentando-se a cor e familiarizando-se com a letra.
  • Como você costuma trabalhar as vogais? Tem sugestões? Deixe nos comentários!
ATENÇÃO: A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSE MATERIAL É ILEGAL. SALVE, COMPARTILHE A PÁGINA NAS REDES E COM AMIGOS, MAS NÃO TIRE OS CRÉDITOS DA PÁGINA, NEM PUBLIQUE EM OUTRO SITE!
O CONTEÚDO DESTE BLOG É DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE, RESPEITE E NÃO FAÇA USO INDEVIDO!

*DOWNLOAD EM PDF DOS CARTAZES PRONTOS PARA IMPRIMIR APÓS AS IMAGENS.

DOWNLOAD DOS CARTAZES DAS VOGAIS CLICANDO AQUI

ATIVIDADES COM PINTURA E USO DE MATERIAIS DIVERSOS

Você pode utilizar pintura com guache, carimbando o dedo da criança dentro das letras, colar bolinhas de crepom, lantejoulas nas bordas ou até mesmo fazer o contorno das letras com uma linha. Use a criatividade!

DOWNLOAD DAS ATIVIDADES DAS VOGAIS CLICANDO AQUI

Sugestões de músicas para trabalhar as VOGAIS: