Ensino Fundamental: Cartazes para apoio da Produção Textual

A produção textual apavora muitos alunos… o senso comum de que um bom texto é um texto longo pode passar pela mente deles e está totalmente equivocado. A produção de texto no Ensino Fundamental I deve proporcionar uma avaliação global da escrita do aluno: ortografia, criatividade, coesão e coerência, se há noção de início, término e fim, enfim… se o aluno consegue desenvolver seu raciocínio e colocar no papel o enredo pensado.

Também é importante explorar diversos gêneros textuais, dando ao aluno oportunidade de manipular, ler e interpretar para reconhecer as características textuais. A concentração também é muito importante na hora de escrever. Se sua sala tem problemas com dispersão, neste momento, pode aplicar alguma estratégia para a produção textual.

Atente-se aos erros dos alunos, se há repetição de pensamentos e palavras, erros ortográficos, enfim, erros que possam ser trabalhados posteriormente com a sala para sanar as dificuldades dos alunos. Se há dificuldade em pensar o enredo, na criatividade, também é possível aplicar dinâmicas. Ex: pedir que cada aluno leve um objeto para aula e então sugira um texto descritivo, trabalha percepção, concentração, além do gênero textual. Ou então, você pode pedir que levem um objeto de valor simbólico para aula e produzam um texto contando o porquê da escolha, uma história que remeta ao objeto, etc. O fator emocional contribui muito para a aprendizagem significativa.

Por fim e não menos importante, a correção do texto é essencial para a evolução dos alunos. Assim como nós desejamos feedback do nosso trabalho, eles esperam por esse retorno. Faça apenas anotações necessários, não desmotive os alunos. É possível até mesmo elaborar uma “correção coletiva” construindo com eles um novo texto com a mesma proposta do texto que eles realizaram, cometendo erros notáveis entre as produções da sala para depois corrigi-los, de forma clara e explicativa. Esperamos que tenham gostado das dicas!

ATENÇÃO: A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSE MATERIAL É ILEGAL. SALVE, COMPARTILHE A PÁGINA NAS REDES E COM AMIGOS, MAS NÃO TIRE OS CRÉDITOS DA PÁGINA, NEM PUBLIQUE EM OUTRO SITE!
O CONTEÚDO DESTE BLOG É DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE, RESPEITE E NÃO FAÇA USO INDEVIDO!

OBS: DOWNLOAD DO MATERIAL EM PDF APÓS AS IMAGENS.

DOWNLOAD DOS CARTAZES PARA PRODUÇÃO TEXTUAL CLICANDO AQUI

Posts Criados 469

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo