Educação Infantil: atividades para trabalhar o dia do Livro Infantil com a história “Chapeuzinho Vermelho”

18 de abril, dia nacional do Livro Infantil: entenda a escolha da data

Recorrentes nos livros de Monteiro Lobato, as personagens moradoras do Sítio do Picapau Amarelo ficaram eternizadas em nossa literatura

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infanto-juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Como trabalhar esta data na Educação Infantil? Vamos às atividades:

Obs: são sugestões para trabalhar na Educação Infantil, portanto, o(a) Professor(a) que desejar utilizar estas atividades deverá adequar à série e ritmo de sua turma. Não especificamos idade nas atividades pois elas trazem possibilidades para todo o público desta etapa de ensino.

Objetivos:

  • Despertar o interesse pela leitura, fortalecendo o hábito nos estudantes e formando leitores no ambiente escolar;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa oral e escrita;
  • Instigar a curiosidade dos alunos;
  • Identificar as partes de um livro (título, capa, contracapa, índice, capítulos, etc.);
  • Diferenciar os tipos de texto;
  • Conhecer autores e suas obras;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Resgatar o repertório de histórias e contos tradicionais e regionais;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Primeiramente:

Roda de conversa sobre livros, leitura, manipulação de livros e interpretação de ilustrações: permita que os alunos explorem e descubram, interpretem imagens, comparem, escolham suas ilustrações favoritas e etc. Aproveite para sondar o que eles sabem sobre livros e literatura, e se em casa têm contato e pessoas que leem para eles.

História e recursos sugeridos para o trabalho com literatura infantil:

Leitura sugerida para esse Trabalho: Chapeuzinho Vermelho (trabalharemos também a cor vermelha nesta sequência).

Resultado de imagem para chapeuzinho vermelho
Fonte da imagem: https://www.historiaparadormir.com.br/chapeuzinho-vermelho/

Alguns alunos poderão estar familiarizados já com a história, outros não… Um recurso para este planejamento é o Varal de Histórias (que estará disponível em imagens e em PDF). Nossa sugestão é de que sejam trabalhadas 2 a 3 páginas da história diariamente. São 16 páginas no total. Esse trabalho de continuidade pode ajudar no trabalho com o tempo: você conta as páginas que decidiu ler naquele dia e instiga os alunos sobre o que pode acontecer com os personagens no dia seguinte, se a vovó está bem, etc. Também é possível sortear ou premiar um aluno com a pintura de uma página da história, etc.

DOWNLOAD DO VARAL DE HISTÓRIAS CLICANDO AQUI

ILUSTRAÇÃO PARA COLORIR E REGISTRAR NO CADERNO O TRABALHO DESTA HISTÓRIA: 

PARA A RODA DE CONVERSA:

Questionar e orientar os alunos:

  • Chapeuzinho Vermelho não conhece o lobo e ingenuamente lhe conta informações. O que é um estranho? Faça esta pergunta pois muitas crianças lutam para entender o conceito. Explique que estranhos são pessoas que não conhecemos. Alguns estranhos são legais, outros não, mas, como não os conhecemos, precisamos saber como nos manter seguros.
  • Chapeuzinho vermelho está com medo de ir pela floresta. Como ela sabe que está com medo? Que sinais seu corpo lhe dá? (Coração batendo rápido, pernas bambas).
  • Chapeuzinho vermelho gostaria de dizer a sua mãe que ela está com medo. Com quem você pode conversar quando fica com medo? Quem são as pessoas que te deixam segura?
  • Chapeuzinho vermelho gostaria de ter alguém que a deixe segura para atravessar a floresta. Que outras coisas ela poderia fazer para se sentir segura?
  • Chapeuzinho Vermelho ouve uma voz estranha dentro da casa da avó. Ela deveria ir em casa? Que outras coisas ela poderia fazer? (esconder, ir para casa).
  • Chapeuzinho Vermelho grita quando ela percebe que o lobo está vestido com as roupas da vovó e o lenhador a ouve. Ensine às crianças que é OK fazer o que for possível para se sentirem seguras quando achar que devem, como gritar, ser rude e procurar ajuda.

Siga esta atividade com uma discussão sobre “palavras de segurança“. Ensine as crianças palavras que expressam seus desejos, sentimentos e emoções que promovem comportamentos protetores como:

  • Pare
  • Não
  • Eu não gosto do que você está fazendo
  • Isso me deixa triste / irritado / com medo

Lembre-se de que os planos de aula pré-escolares sobre comportamentos de proteção dizem respeito a ensinar às crianças que elas têm o direito de se sentir seguras e dar às crianças as habilidades necessárias para se protegerem.

Durante ou após a contação da história, trabalhar as atividades abaixo.

OBS: ATENTEM-SE ÀS LEGENDAS! SÃO DUAS ATIVIDADES PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS E 2 ATIVIDADES PARA CRIANÇAS PEQUENAS (CONFORME FAIXA ETÁRIA DA BNCC CITADA ACIMA). FIQUE A VONTADE PARA ADAPTAR AS ATIVIDADES!

AINDA SOBRE CORES:

COLORIR AS FRUTAS VERMELHAS QUE A CHAPEUZINHO LEVAVA PARA A AVÓ E SE POSSÍVEL FAZER UMA DEGUSTAÇÃO DAS FRUTAS NA SALA DE AULA.

Atividade de pintura:

Resultado de imagem para atividades chapeuzinho vermelho educação infantil

Sugestões de cartazes:

Resultado de imagem para atividades chapeuzinho cartazes

Resultado de imagem para cartazes chapeuzinho vermelho

Resultado de imagem para cartazes chapeuzinho vermelho

Cantigas para trabalhar a história da “Chapeuzinho Vermelho”:

Resultado de imagem para cantiga chapeuzinho vermelho

Mais possibilidades:

Encenação:

Atividade livreto:

Chapeuzinho vermelho: leitura, complete a história e pintura numa só atividade

Mais atividades:

Atividades da história “Chapeuzinho Vermelho”

Atividades no pátio:

Senhor caçador

As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:

     “Senhor caçador,

           preste bem atenção!

           Não vá se enganar,

           Quando o galo cantar!

           Canta, galo!”

Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é.

 Pega-Pega Diferente:

Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega. Deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

Avaliação e desfecho:

A avaliação será a critério do Professor, mas provavelmente, por se tratar da Ed. Infantil será através da observação, do interesse, da participação e do envolvimento dos alunos. Para encerrar esse trabalho, são várias as possibilidades: dedoches, uma encenação teatral, exibição de um filme da história, ou com uma das atividades acima. Todas as atividades apresentadas neste post são de muito valor para o desenvolvimento na primeira infância, podendo ser adaptadas para a realidade da turma.