Educação Infantil: atividades para trabalhar formas geométricas

Podemos definir as formas geométricas como formatos das coisas ao nosso redor. Elas estão presentes nas construções, ruas, brinquedos, objetos de casa, alimentos, enfim, podemos encontrá-las em tudo. Na escola, geralmente esse tema é estudado na área da Matemática, em especial, na matéria de geometria. Este é o ramo responsável pelos estudos acerca das formas, tamanhos e dimensões das figuras existentes.

Segundo o princípio da geometria, as figuras geométricas constituídas a partir da ideia de pontos, linhas superfície e volumes. As formas geométricas podem ser divididas em planas (também chamada de geometria euclidiana) e em espaciais. Enquanto a primeira analisa formas que não possuem volume, a segunda considera a figura em três dimensões, possibilitando o cálculo do volume de objetos sólidos.

Os principais exemplos da geometria plana são o retângulo, círculo, quadrado e triângulo. Por outro lado, na geometria espacial, destacam-se o cilindro, esfera, cubo e cone. Agora vamos ao ponto mais importante: por que e como trabalhar as formas na Educação Infantil?

Durante os primeiros anos escolares, as crianças estão em pleno desenvolvimento e possuem a curiosidade aguçada para descobertas a todo momento. Por isso, é importante proporcionar aos pequenos exploração, visualização, contato e manuseio de diferentes objetos, incluindo o trabalho com as formas geométricas.

O trabalho na Educação Infantil pode partir de uma roda de conversa, da leitura de um livro de histórias que aborde as formas geométricas e então seguir para a exploração: proporcionar que manuseiem as formas, instigá-los a procurar pela sala objetos que tenham determinada forma ou questionar qual pode ser a forma daquele objeto, atividades com recorte e colagens, pintura, etc. Separamos algumas sugestões bem divertidas para trabalhar o tema de maneira significativa e também elaboramos algumas atividades para o registro do trabalho com as formas geométricas.

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

Como sempre, pedimos para que não publiquem nosso trabalho em páginas de Facebook, outros Blogs ou sites. Se quiser recomendar, envie o link para a pessoa ou comente lá na página do Facebook (sempre postamos o que está no Blog). Tudo o que fazemos é gratuito, não faz sentido desvincular nosso trabalho do Blog! Tenha bom senso e nos apoie a continuar com esse trabalho.

DOWNLOAD ATIVIDADES FORMAS GEOMÉTRICAS – WWW.OESPACOEDUCAR.COM.BR