2. Fundeb;
3. Transferências obrigatórias e voluntárias para a educação;
4. Materiais e ferramentas.
2. BNCC do currículo à sala de aula
2. Teorias de currículo;
3. A estrutura da BNCC e o seu caráter normativo;
4. Debates propostos pela BNCC;
5. Orientação práticas para planejamento.
3. Leitura para bebês
Objetivos: Contribuir para o planejamento de situações de leitura e levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, para que desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta.
Certificado de 10 horas.
Conteúdo programático:
1. Por que ler para bebês;
2. Como bebês e crianças pequenas se apropriam dos livros;
3. Situação de leitura para bebês e crianças bem pequenas;
4. Critérios para escolher bons livros;
5. Planejamento de uma situação de leitura;
6. Uma proposta de situação de leitura com bebês e crianças pequenas.
4. Letramento matemático na educação infantil
Objetivos: Refletir sobre o papel da Matemática na Educação Infantil e sobre como proporcionar experiências significativas para as crianças, respeitando seu modo de aprender e ser, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental.
Certificado de 10 horas.
Conteúdo programático:
1. Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança;
2. Conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração;
3. Proposta didática com número e sistema de numeração decimal;
4. O trabalho com registro numérico;
5. Planejando atividades matemáticas.
5. Geometria e o letramento matemático
Objetivos:Relacionar teoria e prática do conteúdo de geometria para os anos iniciais do Ensino fundamental de forma que os professores possam pensar em como o aluno desenvolve o senso espacial e compreende os conteúdos específicos da geometria. As atividades práticas serão relacionadas às habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Certificado de 30 horas.
Conteúdo programático:
1. Refletindo sobre Geometria
2. Figras Planas e Tridimensionais
3. Geometria no dia-a-dia
6. Infâncias e leituras
Objetivos: O objetivo desta formação é incentivar práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Ampliar e democratizar as oportunidades de acesso à cultura das crianças brasileiras.
Certificado de 20 horas.
Conteúdo programático:
1. Leitores e Leituras;
2. Arte e palavra na primeira infância;
3. O papel dos mediadores: pontes entre livros e leitura;
4. Construindo uma biblioteca para a primeira infância.
7. BNCC na Educação Infantil
Objetivos:Apresentar de forma prática as modificações do processo de aprendizagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil, com linguagem acessível, dispondo de recursos e materiais que darão apoio no desenvolvimento de planejamento pedagógico.
Certificado de 10 horas.
Conteúdo programático:
1. Introdução ao conteúdo da BNCC;
2. Refletindo sobre o planejamento;
3. Elaborando um planejamento;
4. Refletindo sobre os “campos de experiência”;
5. Considerando os “campos de experiência” no planejamento.
Para conferir todas as formações, de todas as áreas, entre neste link: https://polo.org.br/formacoes
TAMBÉM PODE INTERESSAR: