Dicas para escolher com segurança sua pós-graduação e um apanhado dos cursos mais ofertados para graduados em Pedagogia

Desde que a Pedagogia se estabeleceu substituindo o Magistério, abriu-se muitas oportunidades de trabalho, dentro e fora do ambiente escolar. Fiz esse post pensando em que está em dúvida ao escolher uma pós para cursar e também trazendo algumas dicas na hora dessa escolha tão importante. Encontrei cursos que nem imaginava na nossa área, então achei interessante compartilhar com vocês, para assim como eu, expandirem seus horizontes na nossa profissão.

Quando escolhemos uma pós-graduação é importante atentar-se:
  • Se a Instituição que deseja é reconhecida no MEC.

Para saber se a Instituição tem o curso desejado devidamente reconhecido pelo MEC, você precisará fazer uma pesquisa confiável, no site do próprio MEC. É importante realizar essa pesquisa ainda que a instituição promova essa certificação em seus anúncios, para não cair em propagandas enganosas e golpes. Para fazer essa verificação você devera acessar: http://emec.mec.gov.br/

Nesta página, você deverá escolher a aba “consulta avançada” e preencher os dados da Instituição e do curso desejado. Não são necessários todos os campos, mas quanto mais preencher, mais exato será o resultado da pesquisa. Essa é a página da aba que citei:

  • A carga horária do Curso. 

Verificar a carga horária do curso é muito importante para saber se ele atende às suas necessidades. Vou explicar melhor… se você é concurseira(o), pode notar que nos editais de concursos/ processos seletivos sempre haverá pontuação para títulos, mas a maioria exige uma carga mínima para que o curso seja aceito como título. Se você trabalha no ensino público, também provavelmente deve haver uma carga mínima para que o curso seja aceito como formação complementar no seu plano de carreira. Por esses e outros motivos, uma carga horária muito baixa de curso pode te prejudicar. Então, atente-se às pós-graduações rápidas, de 6 meses, elas podem não ser a melhor opção. Acredito que mais seguros sejam os acima de 400h, porém, é importante você verificar na sua realidade, qual é a carga mínima mais segura para suas necessidades.

  • A grade do curso.

É importante conhecer a grade curricular do curso antes de iniciar, para que não se sinta “por que estou estudando isso?” durante as aulas… A pós em Educação Infantil é oferecida em praticamente todas as Instituições de ensino superior, porém, a grade não é a mesma. Então, busque disciplinas que vão de encontro aos seus interesses, para não se frustrar, desanimar ou desistir do curso.

  • O curso exige TCC? 

Recentemente, houve uma flexibilização dos cursos de pós-graduação que retirou a exigência do trabalho de conclusão do curso. Com essa medida, muitas instituições de ensino passaram a não exigir o TCC, mas você aluno(a) tem esse direito de fazer o trabalho final, caso deseje. Porém, algumas instituições cobram parcelas extras para se concluir esse trabalho opcional. O que fazem é seguir a disciplina e deixar o TCC para além do tempo determinado pelo curso. Ex: você cursou pós em Pedagogia empresarial por 1 ano e 8 meses com uma determinada turma, ao final desse período, quem optou por não fazer TCC já terminou, e você passa mais 4 meses cursando por conta do TCC, pagando as mensalidades normalmente.

Acredito que a decisão de fazer ou não o TCC vai muito do caminho acadêmico que deseja trilhar. Se você escolheu aquele curso para aprofundar seus conhecimentos, para aprimorar o trabalho que já conduz, pode não ser interessante realizar um trabalho de conclusão de curso. Mas para quem deseja ingressar num mestrado, seguir para doutorado, cada trabalho conta e é muito importante ter esse trabalho no currículo.

  • EAD, presencial ou semi-presencial? 

Essa escolha também depende muito da sua realidade. A instituição que deseja é perto ou tem polo na sua cidade? Então é viável presencial/ semi-presencial. Você tem facilidade para estudar sozinha(o)? Então EAD pode ser um caminho legal para você.

Acredito que o maior fator decisivo para escolha do presencial ou semi-presencial seja a distância do curso, porque isso também remete em custos para você e nem sempre podemos investir tudo o que queríamos nos nossos estudos. Então, coloque na ponta do lápis os gastos que terá de deslocamento e se terá esse tempo livre para estar nas aulas.

Sobre a EAD, é importante se organizar, ter autodisciplina, para não se perder no curso e não se prejudicar. Sobre diploma do curso EAD, a maioria das instituições nem coloca esse fato no seu certificado (estou dizendo isso porque existe um preconceito muito grande sobre os cursos à distância). E não tenha vergonha se fizer essa escolha, muitas das vezes o curso à distância te proporciona mais do que o presencial e de qualquer forma, sabemos que o aprendizado não depende só de fatores externos, depende principalmente de nós mesmos e estar em casa, no seu cantinho de estudos, com horários flexíveis, se dedicando, pode ter um resultado muito maior do que estar numa sala de aula cheia e barulhenta, pensando em problemas ou em como voltar pra casa.

Agora vamos para algumas áreas de pós-graduação que podem ser interessantes para você:

1. Específicas de etapas do Ensino Básico

Educação Infantil: para quem trabalha nessa área é um ótimo curso, que aprofunda as práticas, registros, avaliação e tudo mais em torno dessa etapa do ensino.

Ensino Fundamental: bem como a anterior, também tem foco nessa etapa do ensino e é uma ótima escolha para quem atua ou quer atuar nessa área.

Ensino Religioso: muitas instituições de educação básica oferecem ensino religioso aos seus alunos, então essa é uma boa área para quem já atua ou deseja atuar lecionando sobre religiões. Ao contrário da concepção que muitos tem pelo nome dessa disciplina, ela aborda não só uma religião, mas todas, sendo uma matéria interdisciplinar (aborda história, geografia, sociologia, etc). Com exceção é claro, de Escolas com viés religioso, onde só se ensina a religião determinada.

Um pouco mais sobre este curso: O curso busca favorecer o conhecimento do campo religioso por meio das Ciências da Religião, proporcionando aprofundamento e atualização nos níveis teórico e metodológico. Refletir sobre o lugar e função da educação para a religiosidade como componente do currículo das escolas, instância de construção crítica, recriação e transmissão dos saberes organizados historicamente. Estimular a reflexão sobre o papel do educador para a religiosidade, resgatando a importância social e a dimensão transformadora da sua ação, superando a crise da modernidade, que se manifesta na fragilidade dos valores, na fragmentação e na ausência de sentido na vida. O Especialista em Ensino Religioso Escolar está qualificado para atuar como professor de Ensino Religioso tanto na rede pública como privada.

PÚBLICO-ALVO: Professores de Ensino Religioso na rede pública ou particular e demais profissionais interessados nas Ciências da Religião e no ensino religioso escolar.

2. Gestão Escolar

Essa área é bem abrangente e capacita os profissionais que desejam trabalhar na administração, supervisão e orientação escolar.

Para isso, fazem parte do conteúdo da especialização estímulos para a realização de pesquisa e o estudo sobre políticas educacionais, recursos financeiros, aspectos culturais, sociais e políticos que envolvem a comunidade escolar.

Muitas instituições também oferecem cursos específicos para cargos de direção, coordenação, orientação educacional, etc. 

3. Educação Especial Inclusiva

Esse tipo de especialização tem como objetivo formar profissionais capazes de observar, diagnosticar e propor práticas adequadas às condições e deficiências de cada aluno.

No conteúdo programático do curso, encontram-se estudos de leis e temas atuais, planejamento, métodos de ensino, avaliação e materiais didáticos apropriados para esse público.

É muito interessante para qualquer profissional da Pedagogia, pois não trata apenas de Escola, a inclusão tem de estar presente em todos os ambientes, não só escolar. É um assunto emergente em nossa sociedade e que ganha mais força a cada dia.

3. Específicos em Educação Especial

São muitos os cursos específicos em Educação Especial, muito interessantes para segundo professor, auxiliar de classe, monitor de alunos especiais, etc. Atualmente, temos também a GRADUAÇÃO em Educação Especial. Os cursos de pós e especialização específicos nessa área podem abordar:

  • Deficiência auditiva.
  • Deficiência visual.
  • Libras.
  • Deficiências físicas.
  • Deficiência intelectual.
  • Autismo.
  • Síndrome de down.
  • Superdotação e altas habilidades.
  • Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros.
4. Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Este profissional na maioria das vezes atua em SALAS DE RECURSO. 

O atendimento educacional especializado (AEE) é uma modalidade de ensino amparada juridicamente por um conjunto de legislações no Brasil que asseguram a inclusão de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, oferecendo recursos pedagógicos e de acessibilidade que atendam às demandas de suas necessidades específicas. O atendimento às necessidades educacionais especiais, além de exigir uma sólida formação inicial e contínua de professores e profissionais, também requer que o professor do AEE busque articulação com as demais áreas de políticas setoriais para fortalecer uma rede intersetorial de apoio ao desenvolvimento integral do aluno.

“A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida. (BRASIL, 2004, p. 11). ”

5. Psicopedagogia

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

Este profissional também está apto a atuar com pacientes em hospitais, em ONGs ou em centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes de todas as idades no processo de aprendizagem.

6. Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa

A Pedagogia Empresarial tem como objetivo aplicar os conceitos da Pedagogia em empresas com o objetivo de melhorar as relações e o comportamento dos funcionários, principalmente em situações de mudanças.

Normalmente, os especializados nessa área atuam com profissionais do departamento pessoal. O curso consiste no estudo de estratégias e metodologias para gerenciar as relações no ambiente corporativo.

7. Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar capacita os profissionais da área da educação a ensinar pessoas com a saúde afetada em ambientes como hospitais, ambulatórios ou domicílios.

Para isso, os pedagogos hospitalares são ensinados a como interpretar expressões pessoais, a lidar com problemas emocionais e físicos, e adaptar o conteúdo a ser ensinado de acordo com as condições do aluno.

8. Docência do Ensino Superior

Essa especialização tem como função transmitir conhecimentos sobre a prática do ensino no Ensino Superior, é voltada para profissionais que atuam no Ensino Superior e que desejam seguir a área acadêmica e futuramente lecionar nesta modalidade de ensino.

Por meio da reflexão sobre a docência, do estudo de metodologias e de conteúdos atualizados sobre o tema, a pós-graduação forma profissionais capacitados para desenvolver atividades pedagógicas nas modalidades presencial e a distância.

9. Pedagogia Social

O curso é indicado para profissionais da área da saúde, da cultura, da área social e da educação formal e não formal que desejam atuar com grupos menos favorecidos, de todas as faixas etárias.

O conteúdo programático do curso inclui o estudo de técnicas, teorias e metodologias para trabalhar com esse público.

ESSES SÃO ALGUNS DOS MUITOS CURSOS OFERTADOS EM NOSSA ÁREA. ESPERO QUE TENHA GOSTADO DO POST E QUE FAÇA A MELHOR ESCOLHA PARA SUA CARREIRA. DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA APRIMORARMOS A CADA DIA MAIS NOSSO TRABALHO!

IMAGEM DESTACADA: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo vetor criado por 3ab2ou – br.freepik.com</a>

Posts Criados 297

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo