Dia dos avós: cartão para presentear

O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.

Popularmente conhecido como Dia da Avó ou Dia da Vovó, no Brasil, a data surgiu em Portugal, e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Você sabe como surgiu a data para homenagear os avós?

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. A data recorda a canonização de ambos os santos em 1584 pelo Papa Gregório VII

São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

Mas antes da Dona Aninhas, o dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós.

Dona Aninhas, cujo nome era Ana Elisa Couto (1926-2007), foi uma senhora portuguesa que tinha 6 netos e que durante quase 20 anos reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós. Em Portugal, a data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.

Neste ano, nossas comemorações serão um pouco diferentes… não poderemos homenagear os avós na Escola, nem acompanharmos a produção de algo para os avós, em sala de aula. Alguns netos sequer estão tendo contato com os avós, então, neste momento, demonstrar o carinho e o amor a eles é ainda mais importante. Preparamos este e vários outros conteúdos para o dia dos avós. Esse cartão é dobrável e dentro a criança poderá registrar uma mensagem e também desenhar para os queridos avós.

Download em PDF após as imagens:

DOWNLOAD DOS CARTÕES CLICANDO AQUI