Histórias e músicas para trabalhar a Consciência Negra!

Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.

A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011). E assim o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é tido como feriado (Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul).

Para trazer a importância da cultura afro para nosso país, comemorar a diversidade e conscientizar nossos alunos para um futuro com mais igualdade e respeito, selecionamos algumas histórias que podem ser utilizadas ou recontadas para trabalhar essa data.

Lembrando ainda que o respeito e tolerância das diferenças, sejam elas cor, religião, deficiências, entre outras, devem ser trabalhadas o ano todo, não só em datas comemorativas.

Veja abaixo as histórias:

Veja abaixo as músicas:

Gostou do conteúdo? Deseja mais materiais sobre o assunto? O que gostaria de ver por aqui? Deixe uma mensagem: https://oespacoeducar.com.br/sugestoes/ 💙