Eleições: histórias, vídeos, ideias e músicas para trabalhar o tema!

Nesse ano teremos eleições para prefeitos e vereadores. Apesar de não serem eleitores, as crianças fazem parte desse acontecimento e é importante que proporcionemos a chance de entenderem um pouco mais sobre esse evento democrático. Podemos fazer isso explicando, contando histórias, simulando uma eleição, apresentando e confeccionando um título de eleitor, entre outras atividades.

A cidadania é uma abordagem que deve percorrer todos os níveis escolares, pois precisamos de pessoas conscientes, críticas, capazes, participativas em nossa sociedade. Não subestime o entendimento das crianças quanto a assuntos “adultos” ou “complicados” como política. De maneira lúdica, podemos passar para eles valores muito importantes e essenciais para uma formação cidadã.

Pode parecer complicado, mas no nosso cotidiano da sala de aula podemos observar ações voltadas a esse assunto. Quando um representante de sala é eleito, estamos simulando uma eleição, é um aprendizado significativo, as crianças exercem o direito de escolha, aprendem a avaliar para escolher, acompanham a decisão democrática, fiscalizam o eleito, etc. Ou então quando vamos decidir algo sobre a turma e votamos pelas preferências… por exemplo, na semana da criança. As atividades comemorativas e brincadeiras podem ser decididas através de uma votação. Aqui reunimos alguns materiais e ideias que podem auxiliar Professores(as) no seu planejamento. Confira abaixo.

Histórias:

 

Vídeos informativos:

Ideias:

Músicas:

Gostou do conteúdo? Deseja mais materiais sobre o assunto? O que gostaria de ver por aqui? Deixe uma mensagem: https://oespacoeducar.com.br/sugestoes/ 💙