Foco no Campo “O eu, o outro e o nós”
Este campo está aborda do autoconhecimento à construção de relações, com todas as especificidades que estas acarretam. Objetiva desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito às diversidades culturais, no sentimento de pertencimento ao grupo, na consciência da coletividade, entre outros aspectos sociais.
Descrição deste campo na BNCC: É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-
se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
DOWNLOAD DAS ATIVIDADES EM PDF APÓS AS IMAGENS:
ATENÇÃO: MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA USO PRÓPRIO, DIVULGAÇÃO EM OUTROS SITES, BLOGS, PÁGINAS DE REDES SOCIAIS, ETC, CARACTERIZA APROPRIAÇÃO INDEVIDA, NÃO PERMITIDA.
DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI
Educação Infantil: trabalhando identidade e sugestões de atividades, livros e vídeos
65 sugestões de como trabalhar fichas com os nomes dos alunos!