Folclore Brasileiro: A lenda da Sereia Iara

 O que conta a lenda da Iara?

A História aponta que a lenda da Iara foi criada pelo povo tupi-guarani. Antes de ser sereia, Iara era uma bela e poderosa índia vivia em uma tribo junto com a sua família. Mas por ser muito bela, causava inveja, inclusive nas irmãs, que tramaram um plano maléfico para a jovem.
Em uma noite de lua cheia, elas chamaram a irmã para executar o plano, mas chegando no local foram surpreendidos com a força da índia guerreira, que conseguiu escapar da armadilha e reverteu a situação praticando o crime contra elas.
Com medo de que seu pai, o pajé (chefe religioso da tribo) da tribo, descobrisse e a castigasse, ela fugiu. Mas foi descoberta e encontrada. Seu pai a lançou no Rio Negro e Solimões por ter causado a morte de suas irmãs.
Mas a índia foi salva pelos peixes e foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.
Reza a lenda que os homens que conseguem retornar à superfície ficam em completo estado de loucura, no qual somente um pajé é capaz de desfazer o feitiço.
Antes de atrair os homens para a “emboscada”, a sereia Iara passa a maior parte do seu tempo sentada sobre as pedras, admirando a própria beleza refletida nas águas, além de pentear seus cabelos e brincar com os peixes.
Embora tenha origem na região amazônica, a lenda da Iara é conhecida em todo as regiões brasileiras e, dependendo da região, seus aspectos físicos, como olhos e cabelos podem adquirir novas formas e cores.

Fonte de pesquisa: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/lenda-da-iara

Ilustração representando Iara. (Foto: Pixabay)

DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI

ATIVIDADES PARA TRABALHAR A SEREIA IARA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acesse aqui:

https://professoraantenada.com.br/datas-comemorativas/393/folclore-trabalhando-a-lenda-da-sereia-iara-na-educacao-infantil/

Atividades para trabalhar Folclore!

Alfabetização: Álbum do Folclore!

Educação Infantil: 7 músicas para trabalhar Folclore