Recadinho dia das crianças!

UM POUCO SOBRE A DATA:

O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países como Angola, Portugal e Moçambique adotaram o dia 1 de junho. No Brasil é comemorado em 12 de outubro.

Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

No Brasil a tentativa de padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, com a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. E então no dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu o dia 12 de outubro como a data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Mas a data só se consolidou em 1955, ano em que a marca Estrela lançou uma campanha de marketing voltada para crianças. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

DOWNLOAD EM PDF APÓS IMAGEM:

ATENÇÃO: O MATERIAL ABAIXO É DISPONIBILIZADO PARA USO PESSOAL. NÃO PUBLICAR EM OUTROS SITES, EM REDES SOCIAIS, ETC. VENDA PROIBIDA.

DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI