Consciência Negra: brincadeiras da cultura africana!

Olá! Separamos nesse post brincadeiras muito divertidas e benéficas ao desenvolvimento das crianças, que são de origem africana. Explicamos sucintamente cada uma e sugerimos um vídeo para cada brincadeira, ilustrando-a. Aproveitem as ideias!

Jogo da Jibóia

Faça um quadrado no chão, o participante da rodada entra nesse quadrado e os demais andam em torno do espaço demarcado. Quem está dentro tenta tocar os outros. Quem for tocado entra também e ajuda a capturar mais participantes. O último a ser pego é o vencedor.

Mbube: Chamar o leão

Dois participantes ficam vendados, representando o leão e a presa. Estes personagens da brincadeira ficam em uma área delimitada e devem se mover devagar. Quando o leão estiver perto da presa todos devem falar “Mbube, mbube” alto. Se ele estiver longe os demais participantes falam baixinho “Mbube, mbube”.  Assim o som das pessoas vai guiando tanto o leão quanto a presa.

Jogo dos feijões

Separe um saquinho de pano e distribua três feijões para cada participante. Cada um separa e coloca um pouco dos seus feijões no saco. Um participante precisa adivinhar quantos feijões os outros colocaram no saco. A cada acerto ele tira um dos seus feijões do jogo. Quem acertar três vezes ganha.

Terra mar

Crie dois espaços utilizando uma fita, riscando ou delimitando com uma corda. De um lado será a terra e do outro o mar. O líder irá comandar a brincadeira alternando entre terra e mar, todos os participantes devem pular no lado que o líder anunciar. Quem pular do lado errado sai da brincadeira e o último vence.

Pilha de sapatos

Todos sentam em círculo e um por vez vai equilibrando um pé de sapato ou chinelo na pilha. Não pode deixar a pilha cair.

Máscara Africana com papelão

As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara. São muitos os tipos, significados, usos e materiais que compõem essas peças, sendo que um mesmo povo pode ter várias máscaras diferentes. Depois de pesquisar sobre o assunto na internet, as crianças pode fazer suas máscaras com papelão, papel sulfite, tinta guache, giz de cera, tesoura, cola e elástico.

Labirinto de Moçambique

Com um giz, desenha-se um labirinto no chão e as crianças devem começar na extremidade externa do desenho (elas podem ficar em pé ou usar uma pedra para representar cada jogador). Para avançar pelo caminho, os jogadores tiram par ou ímpar e o vencedor de cada rodada avança para a posição seguinte. Isso se repete várias vezes e quem chegar ao final primeiro ganha a partida.

Matakuza

Desenhe um círculo de 15 cm de diâmetro em um papel e recorte. Coloque o círculo do chão e encha ele de tampinhas de garrafa pet. Cada participante fica com uma outra tampinha na mão que deve ser arremessada para o alto, enquanto o mesmo participante tenta tirar uma ou mais tampinhas do círculo e cada uma vale um ponto. A tampinha atirada para o alto deve ser apanhada pelo participante ainda no ar. Se ela cair, não valem os pontos.

Abayomi

São pequenas bonecas feitas com retalhos de panos, barbantes e pedacinhos de barbantes. As bonecas fazem parte da tradição iorubá. Precisa de cola e tesoura. Na internet é possível encontrar vários vídeos com o passo-a-passo.

Chocalho

Separe um potinho de plástico pequeno, coloque um pouco de milho e pedrinhas. Teste para ver se o som está bom. Tampe a abertura do potinho e decore com desenhos africanos e adereços. Se for usar cola quente, peça ajuda de um adulto.