Dia da Escola: plaquinhas comemorativas!

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA PARA DIA DA ESCOLA

Objetivos:

  1. Conhecer a história da escola.
  2. Resgatar elementos de sua história na escola.
  3. Valorizar as situações vividas, as relações construídas, bem como as experiências de aprendizagem na escola.
  4. Reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida.
  5. Relembrar situações que tenham sido vividas pelo aluno na escola de forma prazerosa e desprazerosa.

Primeiro Momento:

1º Momento: Professor/a, introduza o tema da aula convidando os/as alunos/as para acompanharem a história: Turma da Mônica- Na escola.

2º Momento: Explore a história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha,  que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?

3º Momento: Após essa exploração do vídeo, proponha aos/as alunos/as a seguinte reflexão sobre a escola em que estudam:

  1. Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
  2. O que sei sobre a criação da minha escola?
  3. Qual a idade da minha escola?
  4. Quantos/as alunos/as tem em minha escola? Quantos professore/as e funcionários/as?
  5. De onde vem os/as alunos/as que estudam aqui?
  6. Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
  7. Quem são os professores que trabalham aqui?

4º Momento: Professor/a, peça aos/às alunos/as que registrem em folha separada as respostas às questões. No momento da socialização, registre as informações dos/das alunos/as na lousa. Divida a turma em trios e solicite que pesquisem em materiais on-line e impressos, informações sobre a escola em que estudam.

5º Momento: Após essa exploração inicial, solicite aos/as alunos/as que estruturem uma entrevista para ser realizada com o/a diretor/a da escola buscando as principais informações sobre a história da sua escola. Se a escola tiver fotos antigas, solicite a cópia de tal material para posterior utilização. Oriente os/as alunos/as a fazer um relatório da entrevista e arquivá-lo em uma pasta.

6º Momento: Montar um painel em papel pardo do tamanho de um “outdoor” ou no formato de um “banner” com todas as informações sobre a escola e cópias de fotos (caso tenham) para ser exposto posteriormente em lugar de fácil acesso. Sugere-se como título do Banner: “A história da minha escola”

DOWNLOAD DAS PLAQUINHAS EM PDF APÓS AS IMAGENS:

LEMBRANDO QUE TODO MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI É GRATUITO PARA USO PESSOAL. OU SEJA: NÃO PODE SER DIVULGADO EM OUTROS SITES, BLOGS, VENDER, ETC.

DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI

ILUSTRAÇÕES: