Capas juninas!

As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho em todo o Brasil. Essas festas  comemoram os dias de três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Do contrário que se sugere, a origem da festa junina não é cristã, é pagã. Essas festas surgiram de rituais pagãos que homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade, com intuito de pedir fartura na colheita de cereais.

Entretanto, a igreja católica não conseguiu acabar com essas tradições muito antigas e acabou as adaptando e incluindo nas comemorações católicas, como comemoração aos três santos já citados. Deu tão certo que ainda hoje temos essas festas, temos quermesses, festas juninas, apresentações temáticas, quadrilhas, músicas, danças, etc.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Reunimos nesse post algumas músicas e danças que podem te inspirar para apresentação da sua turma nessa festa junina. Estamos voltando de dois anos de pandemia e essa festa muito esperada, com certeza será linda. Espero que aproveitem as dicas, sugestões e conteúdos do Blog. 

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

LEMBRANDO QUE TODO MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI É GRATUITO PARA USO PESSOAL. OU SEJA: NÃO PODE SER DIVULGADO EM OUTROS SITES, BLOGS, VENDER, ETC.

DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI